A gaivota

A gaivota Anton Tchekhov


Compartilhe


A gaivota





Símbolo do Teatro de Arte de Moscou, A gaivota estabeleceu Tchekhov como dramaturgo em um período de grande agitação cultural na Rússia. Às vésperas da Revolução de 1917, o autor soube condensar a melancolia típica de fim de século e confrontar as tendências naturalistas e simbolistas da arte, sem perder de vista a questão universal da incomunicabilidade humana. Através de longas pausas e conflitos implícitos, Tchekhov faz emergir na consciência do leitor-espectador algumas questões existenciais: a busca do reconhecimento, da glória e da realização do amor ideal.
Trépliov é um jovem escritor que está à procura de sucesso literário e do amor de Nina, aspirante a atriz. Sob o olhar de reprovação de sua mãe, ele compete constantemente com o aclamado literato Trigórin e tenta superar suas frustações.

Drama / Literatura Estrangeira

Edições (6)

ver mais
A gaivota
A Gaivota
A Gaivota
A Gaivota

Similares

(25) ver mais
O jardim das cerejeiras seguido de Tio Vânia
O amante
A Festa de Babette
Retrato do artista quando velho

Resenhas para A gaivota (18)

ver mais
on 20/8/12


Nesta peça controversa e polêmica - ao menos para o espírito da época na qual ela fora encenada pela primeira vez, tendo custado ao autor críticas austeras - Tchékhov tece sua crítica ao teatro de sua época, elencando os sintomas de decadência não só da forma teatral mas do modo de vida da Rússia em que vivia; e mostra-nos, diferentemente de um simples crítico da negatividade, um outo teatro, pois o fracasso de sua peça deve-se, unicamente, a sua originalidade inegável. Dir-se-ia um te... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam2
Avaliações 4.0 / 529
5
ranking 36
36%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

38%

62%

silas.
cadastrou em:
11/07/2014 19:50:24
Fernando
editou em:
20/12/2022 19:32:50