Este livro, como a série de programas da British Broadcasting Corporation na qual é baseado, oferece uma história da natureza fora dos moldes convencionais de uma história natural.
Conta-nos essa história da natureza, sempre que possível, relacionada aos animais e plantas que existem hoje. O resultado é um suntuoso teatro da vida. Uma reconstituição de 3,5 milhões de anos de história, cujos personagens representam todas as categorias de vida na Terra.
Este livro é o registro permanente de um dos mais ambiciosos projetos já realizados pela televisão britânica. É também um modelo de introdução ao estudo da natureza. David Attenborough tem mais de trinta anos de experiência como profissional da comunicação. Fez seus estudos de Zoologia em Cambridge. Sua primeira viagem a África, para filmar animais, data de 1954. A esta viagem, que ele considerou "uma revelação", seguiram-se viagens anuais, das quais resultou a série de programas e livros conhecidos como Zoo Quest.
Apesar de seu absorvente trabalho na administração da British Broadcasting Corporation, dificilmente deixou passar um ano sem empreender uma viagem a alguma parte do planeta para estudar e filmar animais. A Vida na Terra é sem duvida seu mais ambicioso projeto. A filmagem, para uma série de treze programas, durou três anos e levou o autor e a equipe de TV a percorrer mais de dois milhões de quilômetros.
David Attenborough fez igualmente vários filmes na área de antropologia. É também um participante ativo na luta pela preservação da natureza.