Desde que inaugurou sua Agência nº1 de mulheres detetives, em Botsuana, Preciosa Ramotswe elucida casos intrincados valendo-se de uma mistura eficiente de lógica, bom senso e intuição feminina. Agora, com a ajuda de sua secretária, Mma Makutsi, promovida a detetive assistente, ela percorre o solo árido de Botsuana em sua van branca e se vê desafiada por um enigma de mais de dez anos: o desaparecimento de um americano nas matas do país.
Ao mesmo tempo, porém, Mma Ramotswe tem de cuidar dos preparativos para seu casamento com o sr. J. L. B. Matekoni, contornando o ciúme da empregada dele, e de dois órfãos adotados pelo futuro marido. Mais do que um romance policial, As lágrimas da girafa é um retrato fascinante de Botsuana, numa narrativa que capta com agudeza e graça o espírito e a exuberância de uma África ainda desconhecida entre nós.
Como a girafa, que doa suas lágrimas para que as artesãs africanas untem suas cestas, Mma Ramotswe acredita que cada pessoa deve doar algo de si para seu semelhante. E é dessa crença que faz seu raro ofício.
Ficção / Literatura Estrangeira / Romance policial / Suspense e Mistério