Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche


Compartilhe


Assim Falou Zaratustra


Um Livro para Todos e para Ninguém




Um dos trabalhos filosóficos mais lidos e influentes de todos os tempos, Assim falou Zaratustra talvez deva sua extraordinária fortuna ao seu caráter híbrido: filosofia, religião e literatura nele se juntam de maneira complexa e atraente. Ao publicar Além do bem e do mal, livro imediatamente posterior, Nietzsche revelou ao amigo Jacob Burckhardt que a nova publicação continha "as mesmas coisas que havia dito antes pela boca de Zaratustra, mas de modo diferente, bem diferente". De fato, o leitor reconhecerá, na linguagem metafórica e alegórica dos discursos e diálogos de Zaratustra, muitas das ideias que seriam desenvolvidas em prosa reflexiva nas obras posteriores - ou que já haviam sido abordadas em Aurora e A gaia ciência, livros aos quais ele chegou a se referir como "comentários ao Zaratustra antes que ele aparecesse".

Quem é Zaratustra? Ele se baseia numa personalidade histórica, da qual, porém, sabe-se muito pouco. Zaratustra ou Zoroastro - seu nome grego - viveu em algum momento entre os séculos XII e VI a.C., na Pérsia. A ele se atribui uma concepção do universo em que o mal ou a escuridão se acha em perene conflito com o bem ou a luz, doutrina que depois seria registrada no Zend-Avesta. Numa passagem de Ecce homo, Nietzsche justifica da seguinte maneira a escolha desse personagem: "Zaratustra foi o primeiro a ver na luta entre o bem e o mal a roda motriz na engrenagem das coisas - a transposição da moral para o plano metafísico, como força, causa, fim em si, é obra sua".

Ficção / Filosofia / Literatura Estrangeira / Poemas, poesias / Romance

Edições (51)

ver mais
Assim falou Zaratustra
Assim falou Zaratustra
Assim falou Zaratustra
Assim falou Zaratustra

Similares

(28) ver mais
Aurora
O Profeta
DICIONÁRIO NIETZSCHE
A Divina Comédia (eBook)

Resenhas para Assim Falou Zaratustra (319)

ver mais
Filosofia no sentido mais estrito da palavra
on 30/11/09


Já li várias vezes, em diversas idades, e cada oportunidade me levou a reflexões completamente diferentes, principalmente sobre a vida em comunidade, o progresso humano e a tentativa eterna de sobrepujar o antecessor e avançar um passo na evolução. O personagem título representa um tipo de ser humano pouco comum, aquele que está a uma etapa do Übermensch (ou sobre-homem), que acaba de retornar de um período de auto-exílio e planeja transmitir à sociedade da época os seus ensinamentos... leia mais

Estatísticas

Desejam980
Trocam87
Avaliações 4.2 / 5.669
5
ranking 49
49%
4
ranking 32
32%
3
ranking 15
15%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

48%

52%

Helena
cadastrou em:
25/12/2011 21:53:47