Assunto encerrado

Assunto encerrado Italo Calvino


Compartilhe


Assunto encerrado


Discursos sobre literatura e sociedade




Reunião de ensaios, conferências, artigos e entrevistas, Assunto encerrado oferece um rico panorama da produção intelectual de Italo Calvino.

Italo Calvino foi não "apenas" o grande ficcionista da trilogia Os nossos antepassados, de As cidades invisíveis, de Palomar e de tantos outros livros, mas também, ou sobretudo, um dos ensaístas mais brilhantes do século XX. Sua atividade de crítico literário e de crítico da cultura já é bastante conhecida do leitor brasileiro pelos livros Seis propostas para o próximo milênio e Por que ler os clássicos, ambos publicados pela Companhia das Letras.

Mas foi com Assunto encerrado, publicado originalmente em 1980, que Calvino reuniu pela primeira vez em um volume uma parte da crítica que ele mesmo considerava a mais representativa de seu percurso intelectual. "Intelectual engajado" no melhor sentido do termo, mas sem ceder a dogmatismos, Calvino analisa com estilo claro e preciso as reviravoltas culturais que ocorreram entre o pós-Segunda Guerra e o mundo globalizado, entre a estética neorrealista e as invenções pós-modernas, sempre buscando encontrar alguma lucidez por entre as ideologias antagônicas da Guerra Fria.

Partindo quase sempre da situação italiana - Pavese e Vittorini, Manzoni, Pasolini -, mas com uma visada de amplo espectro, neste livro Calvino condensa, avalia e revê em perspectiva suas tomadas de posição desde a juventude militante até a maturidade, podendo finalmente ver na sequência de seus textos "uma história que tem seu sentido".

Ensaios / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Assunto encerrado

Similares

(13) ver mais
Seis propostas para o próximo milênio
Todas as cosmicômicas
Mundo escrito e mundo não escrito
A Especulação Imobiliária

Resenhas para Assunto encerrado (1)

ver mais
Literatura é resistência
on 6/10/20


O livro reúne ensaios do autor a partir de 1955. Entre as discussões, a literatura como fomento para a construção de uma nova realidade, os usos políticos da literatura, sua relação com a ciência e com a filosofia aparecem como temas recorrentes. Comentando textos e debatendo opiniões de diversos autores contemporâneos, estabelecendo ricos diálogos, Calvino nos leva por um labirinto de reflexões e questionamentos tanto sobre o ato de escrever quanto sobre o ato de ler. Por fim... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam1
Avaliações 4.1 / 19
5
ranking 32
32%
4
ranking 47
47%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Bell_016
cadastrou em:
16/11/2009 21:29:20
Alê | @alexandrejjr
editou em:
12/09/2022 09:38:59