Pensador e escritor estadunidense, conhecido pelos seus escritos sobre tendências mundiais e novas tecnologias. Nascido em 1928, notabilizou-se por discutir em seus trabalhos a revolução digital, a revolução das comunicações, a revolução das organizações e a singularidade tecnológica. Seus primeiros trabalhos deram enfoque à tecnologia e seu impacto através de efeitos como a sobrecarga de informação. Mais tarde centrou-se em examinar a reação da sociedade e as mudanças que esta sofre. Os seus últimos trabalhos têm abordado o estudo do crescente poderio militar do século XXI, suas as armas, a proliferação da tecnologia e do capitalismo.
Casado com Heidi Toffler, igualmente uma escritora futurista. O casal Toffler é conhecido pela mestria das suas análises sobre as mudanças sociais, políticas e econômicas contemporâneas. Leitura obrigatória em muitas universidades, Alvin foi professor da Russsell Sage Foundation, da Cornell University e consultor do Governo norte-americano.
O livro Future Shock (O Choque do Futuro) foi o primeiro êxito de vendas, mas Third Wave (A Terceira Onda) deu-lhe notoriedade mundial e marcou a década de 80. Comparou a atual revolução da informação com a agrícola e a industrial do passado e expressão "terceira onda" entrou no léxico dos líderes de opinião mundiais. Alvin Toffler passou a ser apelidado visionário.