Seleção de textos por Franklin Leopoldo e Silva.
Consultoria da introdução por José Américo Motta Pessanha.
1. Cartas a William James [1903/05/07/10] :::
Nas cartas endereçadas ao filósofo norte-americano, Bergson aborda temas de seu próprio pensamento e do pensamento de James, admitindo pontos comuns entre sua filosofia e a pragmática.
2. Introdução à metafísica [1903] :::
Aparecido pela primeira vez na Revue de Métaphysique Et de Morale, este importante ensaio foi depois incluído na obra La Pensée et Le Mouvant. Trata de temas centrais da filosofia bergsoniana, como a distinção entre ciência e filosofia, a intuição, a concepção de metafísica enquanto uma “experiência integral”.
3. O cérebro e o pensamento: uma ilusão filosófica [1904] :::
Publicado inicialmente da Revue de Métaphysique et de Morale, este ensaio passou a integrar o livro L’Énergie Spirituelle (1919). Discute e rejeita a tese do paralelismo entre o psíquico e o cerebral.
4. A intuição filosófica [1911] :::
Conferência feita em Bolonha e publicada em La Pensée et Le Mouvant. Apresenta reflexões sobre o espírito filosófico, realizadas, sobretudo, a partir da análise de pensamento de George Berkeley.
5. A consciência e a vida [1911] :::
Pronunciada em inglês, esta conferência foi depois traduzida e ampliada por Bergson, sendo inserida em L’Énergie Spirituelle. Mostra que a consciência é basicamente memória, “conservação e acumulação do passado no presente”.
6. A alma e o corpo [1919] :::
Incluída em L’Énergie Spirituelle, esta conferência trata das relações entre o espírito e o corpo. Bergson afirma: “a atividade cerebral está para a atividade mental como os movimentos da batuta do regente estão para a sinfonia”.
7. O pensamento e o movente [introdução, 1934] :::
Apresentação de temas fundamentais do pensamento bergsoniano: diferença entre filosofia e ciência positivista; a duração; a intuição como método adequado à apreensão da mudança, do espiritual e da duração pura; a metafísica baseada na experiência.
8. A evolução criadora [cap. II, 1907] :::
No processo evolutivo que atravessa toda a natureza, Bergson focaliza duas linhas divergentes: a da inteligência e a do instinto.
9. As duas fontes da moral e da religião [cap. IV, 1932] :::
O exame da religião conduz à discussão das relações entre misticismo e industrialismo, entre mística e mecânica.
Filosofia