Resultado de uma extensa pesquisa aliada ao olhar crítico de Stefan Zweig, Brasil, um País do Futuro é uma obra que surpreende os leitores contemporâneos pela riqueza dos temas abordados.
Zweig se aprofunda em uma análise sobre a história e a economia brasileiras, fazendo com que este livro seja, ao mesmo tempo, um documento histórico, uma crônica, um registro de impressões escrito pelas mãos de um célebre autor europeu que se impressionou e se emocionou com o que viu em seu exílio no Brasil, o país que escolheu como refúgio às atrocidades que eram cometidas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Para Alberto Dines, biógrafo do autor, “é o mais famoso de todos os textos que se escreveram sobre o Brasil”.
“O problema central, que se impõe a cada geração e, portanto, também à nossa, é a resposta à pergunta mais simples e, no entanto, mais necessária: como se pode conseguir uma coexistência pacífica de seres humanos em nossa terra, apesar de todas as raças, classes, cores, religiões e convicções díspares? É o problema com o qual cada comunidade, cada estado é confrontado repetidamente. A nenhum país esse problema, por uma constelação particularmente complicada, se apresenta mais perigoso do que ao Brasil, e nenhum o resolveu duma maneira mais feliz e mais exemplar do que a pela qual este o fez. E para testemunhar isso com gratidão, escrevi este livro. O Brasil resolveu-o duma maneira que requer não só a atenção, mas também a admiração do mundo.”
Texto bilíngue – tradução por Renata Blazek e obra original em alemão.
*Amazon.com.br