Não há quem não sinta o fascínio exercido pelas lendas que cercam as origens do povo cigano e pela aura de mistério que envolve seu estilo de vida e seus costumes. Povo nômade, mais conhecido pela atividade a que se dedicam suas mulheres - a leitura das mãos e a cartomancia -, os ciganos despertam nas pessoas dois tipos opostos de reação: simpatia irrestrita ou um distanciamento cauteloso. No entanto, quando se trata de fazer previsões, não há quem não as respeite quando quem as faz é uma cigana.
Com a leitura do livro de Margarita Fasanella Martinez qualquer pessoa pode se iniciar na leitura das Cartas Ciganas, com grande probabilidade de acerto. A descrição muito clara dos símbolos e os modos de deitar as cartas permitem que o leitor cultive sua imaginação e intuição, possibilitando que veja os rumos que sua vida está tomando, ou poderá tomar, no que diz respeito a aspectos importantes, como o amor, a saúde, o dinheiro e todo tipo de oportunidades que signifiquem um passo à frente na conquista de um ideal.
Além de um texto bem cuidado, cuja leitura instrui e diverte, o livro vem acompanhado de um jogo de cartas absolutamente original, desenhado especialmente para esta edição por Amadeo Fasanella, artista plástico cujas atividades atualmente têm como centro a cidade de Madri, de onde se espalham por várias cidades da Europa, em cujos salões já expôs com destaque.