Esta obra foi elaborada dez anos após a conversão de Agostinho (397-400). Considerada como a primeira autobiografia na História Cristã. Este livro possui um conteúdo bem diferente do que hoje se entende por esse gênero literário. Considerado como uma referência na história do pensamento Cristão, esta obra consiste em uma análise brilhante e na descrição implacavelmente honesta na trajetória interior e espiritual do autor.
Agostinho viveu sua vida marcado por reviravoltas, conduzido em poucos anos do maniqueísmo ao ceticismo. Ao neoplatonismo e finalmente, à fé cristã, à liderança eclesiástica e uma brilhante produção teológica. Agostinho é considerado com uma das figuras centrais na história da Igreja, que influenciou decisivamente o pensamento católico e protestante.
Confissões é uma obra que examina de forma ampla os estados interiores da mente humana e o relacionamento mútuo entre graça e livre-arbítrio. Ao analisar as diversas vicissitudes do ser humano, seus erros e sofrimentos, Agostinho descobre a vigorosa presença de Deus e sua providência.
Religião e Espiritualidade