A relevância de Dort para os dias de hoje
A preocupação do Sínodo de Dort era defender a doutrina da graça soberana de Deus contra os ataques a ela pela doutrina do livre-arbítrio do homem. Aqui, o livre-arbítrio do homem se refere à suposta autonomia do homem caído.
O apóstolo Paulo nos diz que existem dois, e apenas dois tipos de pessoas neste mundo. Há primeiramente aqueles que, por causa de sua queda em Adão, servem e adoram a criatura ao invés do Criador. Em segundo lugar, existem aqueles que, por causa de sua redenção da queda por meio de Jesus Cristo, aprenderam a servir a Deus, seu Criador, e a Cristo, seu Redentor, ao invés da criatura.
Os homens do segundo grupo não são, por si sós, melhores do que os homens do primeiro grupo. Não é por causa de uma sabedoria superior que os homens do segundo grupo aprenderam a servir e a adorar a Deus, mas sim porque nasceram do Espírito, porque nasceram de cima, agora eles se dedicam com tudo que possuem ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Essa era a intenção de Dort, e ela só pode ser compreendida e avaliada no contexto da luta centenária da igreja verdadeira pela verdade de Deus.
Cornelius Van Til, capítulo 10
Sobre o autor:
Peter Y. De Jong (1915–2005) pastoreou várias igrejas na denominação Cristã Reformada e como professor de Teologia Prática no Calvin Theological Seminary, Grand Rapids, Michigan. Foi um dos fundadores do Mid-America Reformed Seminary em Dyer, Indiana.
Religião e Espiritualidade