O humor, assim como a pornografia, é notadamente difícil de definir. Você reconhece quando vê, mas existe uma maneira de descobrir o que é realmente engraçado – e por quê? Nesse fascinante mundo investigativo da ciência do humor e da risada, o neurocientista cognitivo Scott Weems desvenda o que acontece no nosso cérebro quando damos risadas, gargalhadas ou “choramos de rir.
Enquanto estamos acostumados a pensar no humor em termos de piadas ou da precisão do tempo da brincadeira, em Ha! Scott Weems propõe um novo modelo provocativo. Ele argumenta que o humor surge de um conflito interno no nosso cérebro e é parte de um desejo maior de compreender o complexo mundo ao nosso redor. Ao mostrar que a alegria que se obtém ao “entender” uma piada está intimamente ligada ao prazer de resolver um problema complicado, Weems explora por que a surpresa é um elemento tão importante ao humor, por que os computadores são péssimos para reconhecer o que é engraçado e por que uma tragédia leva tanto tempo para ser tornar uma “escada” cômica aceitável. Das piadas insultantes aos efeitos positivos da risada no nosso sistema imunológico, “Ha!” revela por que o humor é tão idiossincrático e por que os livros “passo a passo”, sozinhos, jamais nos tornarão mais engraçados.
Repleto de pesquisas atuais, anedotas esclarecedoras e até algumas piadas, Ha! ergue as cortinas da mais humana das qualidades. Da origem do humor no nosso cérebro aos circuitos de “comédia em pé”, este livro é uma deliciosa turnê sobre a grande importância do humor na nossa vida cotidiana.
Psicologia