O alemão Martin Heidegger, um dos mais profundos e complexos pensadores deste século, enveredou por caminhos próprios procurando, através da Analítica Existencial, uma radical explicação do ser do Homem na sua relação com o Mundo e a Morte. Este exame da Existência era, contudo, uma etapa preparatória para a retomada da questão filosófica por excelência, o problema do ser, que teria sido obscurecido pela índole antropológica da metafísica ocidental. A filosofia de Heidegger, assistemática e de difícil compreensão, exerceu grande influência sobre importantes autores contemporâneos, como Sartre e Merleau-Ponty. Dentre as controvérsias de que Heidegger foi objeto, uma das que tiveram maior repercussão foi a polêmica recente em torno de suas ligações com o nazismo na época em que foi reitor de uma das mais importantes universidades alemãs.
NESTE VOLUME
Os nove textos reproduzidos neste volume foram publicados entre 1928 e 1066. São aulas, conferências e ensaios nos quais predomina a problemática da segunda fase do pensamento de Heidegger. Alguns retomam temas tradicionais da Filosofia como O que é Metafísica?; outros reinterpretam autores fundamentais da tradição filosófica, como A Tese de Kant sobre o Ser e A Determinação do Ser do Ente segundo Leibniz. Em quase todos reaparece a questão central do pensamento heideggeriano, a diferença entre o Ser e o Ente e a necessidade de buscar a origem da Filosofia aquém das opções históricas que privilegiaram os temas metafísicos presentes na história da Filosofia.
Os demais textos: Que é Isto - a Filosofia? Tempo e Ser; Sobre a Essência da Verdade; Sobre a Essência do Pensamento; O Fim
da Filosofia e a Tarefa do Pensamento; Identidade e Diferença.
Filosofia