O presente ensaio tem como objetivo facilitar o acesso de inúmeros acadêmicos ao estudo introdutório das Relações Internacionais.
A importância do estudo das Relações Internacionais, hoje, é amplamente demonstrada diante de uma alteração profunda que vem ocorrendo na sociedade internacional. O breve século XX representou uma alteração profunda na dinâmica internacional. Os efeitos, ainda não totalmente compreendidos, têm sido objeto de estudo e de indagação científica.
No período atual, uma quantidade significativa de pesquisas tem sido produzida na área, e um grande grupo de estudiosos, saídos dos principais centros de pós-graduação do País, acaba induzindo uma constante renovação na discussão dos temas relacionados à área.
O presente ensaio buscou compendiar alguns dos diversos estudos disponíveis sobre as relações internacionais, apresentando o próprio objeto de estudo das relações internacionais e suas imbricações com os principais modelos teóricos.
Trata-se de um ensaio desligado de preocupações no que tange à identificação de uma teoria de base, logo, ocorre uma simplória sistematização de informações iniciais acerca da Teoria das Relações Internacionais.
Didáticos / Técnico / Educação / Geografia / História do Brasil / Política