Johnny vai à guerra

Johnny vai à guerra Dalton Trumbo


Compartilhe


Johnny vai à guerra





Que absurdos levam uma civilização à guerra? Essa talvez seja a questão mais provocativa que perpassa Johnny vai à guerra, clássico cult do norte-americano Dalton Trumbo sobre os destroços da Primeira Guerra Mundial. A mais provocativa, mas não a única neste livro que se transformou numa bandeira contra a luta armada e a violência assim que foi lançado, em 1939.

Narrado por Joe, um sobrevivente de guerra gravemente mutilado, o livro é uma correnteza de pensamentos ora desesperados ora contemplativos que acometemesse homem imóvel num leito de hospital. Ainda que seus sentidos estejam comprometidos, o que o deixa incapaz de se comunicar, Joe está consciente. Sem saber em que país está ou se sua identidade foi reconhecida ou não, ele transborda os limites do corpo para chegar a um fluxo de consciência que transita entre as memórias e o medo de um futuro sem perspectiva.

A brutalidade perturbadora do depoimento, ao relembrar as experiências bélicas, é pontuada pelo instigante desenvolvimento de habilidades mentais e sensoriais pelo qual Joe se obriga a passar para tentar se comunicar e distinguir realidade de imaginação.

Escrita sem nenhuma vírgula, a narrativa é acelerada como um sonho em que lembranças, desejos e traumas se juntam para formar um roteiro cinematográfico – certamente uma influência que Trumbo recebeu de seu premiado trabalho como roteirista em Hollywood. A capacidade narrativa e o tema tão atual desde o momento em que veio a público fizeram deste livro uma leitura urgente e um protesto atemporal, tanto que ressurgiu na geração da Guerra do Vietnã e chega até o nosso tempo, tão assombrado pelas questões de violência e lutas armadas em nome da liberdade.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Johnny vai à guerra
Johnny Vai à Guerra
Uma Arma Para Johnny

Similares

(9) ver mais
Johnny got his gun
Uma Arma para Johnny
O Refúgio dos Deuses
Caça às bruxas

Resenhas para Johnny vai à guerra (52)

ver mais
Você está preparado para NÃO morrer?
on 14/5/21


O drama vivenciado por Joe Bonham faz o sofrimento de Gregor Samsa parecer fichinha. A obra é uma crítica escancarada a qualquer tipo de conflito, ressaltando ainda que os responsáveis nunca estão na linha de frente. Por fim, pesquisando durante a leitura, descobri que o livro inspirou Metallica e Plebe Rude (duas bandas que eu sou fã rs).... leia mais

Estatísticas

Desejam122
Trocam1
Avaliações 4.5 / 241
5
ranking 66
66%
4
ranking 25
25%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

52%

48%

Srta. Oliver
cadastrou em:
11/04/2017 23:17:50
Jenifer
editou em:
05/08/2020 11:36:46