Há um discernimento que é importante e necessário em nossa jornada com o povo de Deus. Conselheiros podem ser tentados a impor ou oferecer aos seus aconselhados, os padrões que estabeleceram para si mesmos – suas próprias regras – como se fossem princípios e mandamentos bíblicos.
Não há nada errado em estabelecer padrões de conduta para a vida e o lar – padrões que não procedem diretamente das Escrituras –, a fim de conduzir a vida e o lar de maneira organizada e visando o bem de todos, como por exemplo, estabelecer um horário para os filhos irem para a cama, horários regulares e fixos para as refeições etc.
É importante e necessário, porém, discernir entre padrões estabelecidos por nós dos princípios e mandamentos que o Senhor nos deixou em Sua Palavra. O legalista pode ser tentado a colocar o primeiro no mesmo patamar do segundo.
Considerando que todos nós somos conselheiros, isto é, de uma ou outra maneira oferecemos nossos conselhos aos que estão ao nosso redor, este poderá ser um material muito útil.
Religião e Espiritualidade