Lira dos vinte anos

Lira dos vinte anos Álvares de Azevedo


Compartilhe


Lira dos vinte anos





Manoel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852), escritor e poeta romântico, foi em tudo coerente com a arrebatada opção estética (o romantismo) que fez: genial, culto, precoce, construiu uma obra pequena, porém clássica dentro da língua portuguesa e morreu aos vinte e um anos incompletos. Aos 10 anos já falava inglês, francês e latim.

Cursou a faculdade de Direito em São Paulo, e teve praticamente toda a sua obra publicada após a sua morte. Como escritor brilhante que foi e poeta original e talentoso, a qualidade da sua obra surpreende pela precocidade com que foi concebida. Discípulo dos românticos europeus como Byron, Hoffmann e Shelley, seus textos refletem o ambiente de sua época, onde a literatura estava impregnada de pessimismo, ceticismo, morbidez e pressentimento da morte. Este Rimbaud tropical escreveu Noite na Taverna (L POCKET, vol. 99) e Lira dos Vinte Anos, esta obra-prima do romantismo brasileiro, onde o poeta solta sua veia exacerbadamente romântica, escrevendo e descrevendo paixões arrebatadoras que sua vida breve só permitiu que fossem vividas na sua pura e bela literatura. Escreveu também outros textos como Macário, a série humorística Spleen e Charutos, os poemas narrativos O Conde Lopo e Poema do Frade etc. Somente Discursos, lançado em 1849, foi publicado em vida.

Poemas, poesias / Literatura Brasileira

Edições (39)

ver mais
Lira dos vinte anos
Lira dos Vinte Anos
Lira dos Vinte Anos
Lira dos Vinte Anos

Similares

(22) ver mais
Delírio, Poesia e Morte
HORROR - Antologia
Olhai os lírios do campo
O clube dos anjos

Resenhas para Lira dos vinte anos (138)

ver mais
on 18/5/24


Não importa o século, todo jovem poeta é entediado e debochado. Lira dos Vinte Anos apresenta Álvares de Azevedo como um típico representante geracional, seus poemas variam entre o tédio, a desvalorização, o medo da morte e a ironia. Há várias menções sexuais e a outras paixões, mas nada muito explícito. Seus versos são em sua maioria flexíveis, com ênfase ao rítmo, mas não necessariamente à rima e métrica. Pode parecer um pouco oscilante para os leitores mais acostumados a rigid... leia mais

Vídeos Lira dos vinte anos (1)

ver mais
Lira dos Vinte Anos: Soneto

Lira dos Vinte Anos: Soneto


Estatísticas

Desejam180
Trocam127
Avaliações 3.9 / 3.477
5
ranking 37
37%
4
ranking 30
30%
3
ranking 23
23%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

29%

71%

André
cadastrou em:
12/08/2020 20:38:44
André
editou em:
12/08/2020 20:39:14