Democracia e Universidade

Democracia e Universidade José Saramago


Compartilhe


Democracia e Universidade





Democracia e Universidade" conta com apresentação do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e traz ao leitor dois textos de José Saramago sobre democracia. O primeiro deles, a conferência "Democracia e Universidade", proferida na Universidade Complutense de Madri, em 2005, vem acompanhado do debate que teve lugar em seguida.

A partir da referência ao conto “Pierre Menard, autor do Quixote”, de Jorge Luis Borges, ressaltando a historicidade da linguagem, José Saramago procura desvendar um caminho de noções equívocas, que nos leva ao uso corrente de termos como “justiça”, “bondade”, “educação” e, por fim, “utopia”.

O debate, por sua vez, centra-se na problematização do termo utopia, que ocupa a parte final da conferência, opondo-o a ação e à tomada de posição para que nos tornemos agentes das necessárias transformações na sociedade.

O segundo texto se intitula “Verdade e Ilusão Democrática”. Trata-se, neste caso, de conferência lida em Santiago do Chile, em abril de 2003, no ciclo "Las Conferencias de la Moneda". A partir da Política de Aristóteles e suas considerações a respeito do lugar de pobres e ricos na democracia, passando pela experiência dos romanos, Saramago chega à nossa atual renúncia participativa, renovada a cada quatro anos pelo voto, semelhante ao que, no texto anterior, são as utopias e a renúncia do presente. Para o autor, o voto legitima um sistema que se diz democrático, mas que concentra seu poder na esfera econômica e em nenhum de seus níveis visa ao bem do povo a que representa.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Democracia e Universidade

Similares

(2) ver mais
Da Estátua à Pedra
Diálogos com José Saramago

Resenhas para Democracia e Universidade (2)

ver mais
on 9/5/19


DEMOCRACIA E UNIVERSIDADE (2013), de José Saramago. A obra é composta por duas conferências proferidas pelo Nobel de Literatura: a primeira, que dá título ao livro, na Universidade Complutense de Madrid, no ano de 2005; já a segunda, “Verdade e ilusão democrática”, foi lido em abril de 2003, em Santiago do Chile. Em “Democracia e Universidade” chama atenção a distinção feita por Saramago entre “educação” e “instrução”. Para ele: instruir é transmitir conhecimentos acerca de disti... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 19
5
ranking 53
53%
4
ranking 42
42%
3
ranking 5
5%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Giovanna
cadastrou em:
27/08/2013 14:46:07
Oton
editou em:
06/10/2016 11:13:23