A última palavra

A última palavra Hanif Kureishi


Compartilhe


A última palavra





Quando se escreve a biografia de um autor consagrado, quem terá a última palavra? Hanif Kureishi nos oferece reflexões hilárias sobre autores, leitores e editores.

"Um escritor é amado por desconhecidos e odiado por seus familiares." Eis um dos muitos aforismos que enriquecem as páginas deste romance com reflexões sagazes e contundentes sobre o ofício literário, o mundo editorial e a construção de uma biografia. Afinal, entre a arte e as intrigas pessoais, o que define a vida de um escritor?

Mamoon Azam é um autor indiano radicado e cultuado na Inglaterra, "mais para Norman Mailer do que para E. M. Forster". Aos setenta e poucos anos, sua reputação não está no melhor momento; as vendas de seus livros decaíram e sua nova mulher, Liana Luccioni, tem gostos um tanto extravagantes, que tornam a vida do casal insustentável. Harry Johnson, jovem e ambicioso escritor, é contratado para traçar uma biografia que dê conta de salvar a carreira e a conta bancária de Mamoon. Como admirador pessoal do autor, quer fazer um bom trabalho, e se preocupa com o que está por trás da criação de seu herói literário.

Já Rob Deveraux, editor da biografia, espera um livro quente, com intrigas pessoais que gerem manchetes escandalizantes e levem Mamoon de volta ao olho do furacão. Harry e Rob vão para Taunton, em Somerset, onde o jovem biógrafo se deparará com um gênio cínico, vaidoso, cruel e manipulador, e terá de empenhar todo o seu poder de persuasão para entender a constelação de personagens da vida surreal de Mamoon.

Os dois autores entrarão num embate pela última palavra, que será também o debate entre a impetuosidade da juventude e as fragilidades da velhice. Quando a trama do sétimo romance de Hanif Kureishi veio à tona, a imprensa se apressou a rotulá-lo como um roman à clef sobre V. S. Naipaul, Nobel de literatura cuja biografia revela uma vida promíscua, de adultério e prostíbulos. Mas A última palavra é muito mais do que isso. Além de ser o romance mais sagaz que Kureishi escreveu até hoje, trata-se de uma narrativa hilariante e deliciosa com reflexões profundas sobre o ofício do escritor literário, do editor e do biógrafo.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
A última palavra
A Última Palavra

Similares

(4) ver mais
Foe
Bonita Avenue
Contra o fanatismo
Memórias de Um Casamento

Resenhas para A última palavra (3)

ver mais
on 22/8/20


O humor inglês, crítico e sarcástico, do autor é o ponto alto desse livro, além das reflexões sobre vida e presença de elementos da cultura pop. Gostei, mas eu tinha uma expectativa maior. Antes de "A Última Palavra", havia lido "Tenho algo a te dizer", que acho bem superior a este. Vale a leitura de ambos e pretendo ler mais o autor. ... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 2.8 / 11
5
ranking 0
0%
4
ranking 18
18%
3
ranking 64
64%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

26%

74%

Fabi
cadastrou em:
24/02/2016 12:47:51
Jenifer
editou em:
08/05/2022 22:01:23