Um conjunto de histórias enigmáticas inspiradas no famoso conto do escritor norte-americano Frank Stockton, em que uma princesa deve escolher o destino de seu enamorado – o quarto em que se encontra a dama ou aquele onde está o tigre – cria uma excelente oportunidade de ver a matemática sem a implicância habitual.
Ao longo do livro, o autor propõe de modo fascinante diferentes problemas que vão se tornando cada vez mais complexos sem que o leitor perceba essa progressão, tamanho o envolvimento que se estabelece. Os desafios podem ser resolvidos por meio de raciocínios que dependem tanto da matemática quanto do bom senso.
Para mostrar como se pensa com a mais sofisticada das lógicas matemáticas, Smullyan povoa suas histórias com personagens divertidos — loucos de um asilo, habitantes da Ilha dos Perguntadores e da Ilha dos Sonhadores, vampiros da Transilvânia. Mestre em enigmas, o autor aprimora antigos problemas e reinventa variações sobre um mesmo tema, sendo considerado por alguns o Lewis Carrol dos nossos tempos.
Ao final de cada capítulo encontram-se as soluções dos enigmas, ou, no caso das questões de probabilidade, as orientações para equacionar os problemas levantados.