O Samba Agora Vai...

O Samba Agora Vai... José Ramos Tinhorão


Compartilhe


O Samba Agora Vai...


A Farsa da Música Popular no Exterior




Lançado originalmente em 1969, e agora revisto e ampliado, O samba agora vai... aborda uma das questões mais polêmicas da nossa música popular: por que ela não consegue uma real inserção nos mercados internacionais, apesar de sua inegável qualidade?
Lançando mão de seu talento como pesquisador, José Ramos Tinhorão historia uma a uma as seguidas tentativas de músicos, intérpretes e compositores brasileiros, desde o século XVIII até a atualidade, de "vencer no exterior". Na contramão dos registros oficiais e de uma imprensa muitas vezes ingênua e ufanista, o autor demonstra neste livro - escrito em um tom vibrante e provocador, característico dos anos 1960 - como a indústria cultural nos países mais desenvolvidos impede sistematicamente a entrada em seus mercados da produção de países como o Brasil.
Mesmo nos raros períodos em que a nossa música popular teve destaque no estrangeiro - como os emblemáticos casos de Carmen Miranda, nos anos 1940, e da bossa nova, na década de 1960 -, Tinhorão analisa como, no fim das contas, suas características especificamente brasileiras acabaram se diluindo para agradar aos consumidores norte-americanos e europeus - chegando ao cúmulo, em algumas situações, de esta produção ser depois revendida ao Brasil como se fosse criação daqueles países.

Artes

Edições (1)

ver mais
O Samba Agora Vai...

Similares

(2) ver mais
Pequena História da Música Popular. Segundo Seus Gêneros
Tem mais samba

Resenhas para O Samba Agora Vai... (0)

ver mais
on 10/2/22


Análise interessante sobre as estratégias políticas de aglutinação e aculturação da música popular, além de escancarar, por vezes em tom irônico, a forma como o mercado oferece "oportunidades" aos países subdesenvolvidos para expor "sua música". Me deixou querendo mais no capítulo final ao tratar rapidamente sobre o consumo de música pelo cidadão urbano. Apesar de escrito há muito tempo e sobre artistas de outrora, é fácil traçar um paralelo entre os ritmos citados e os que hoje são ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 4.4 / 5
5
ranking 60
60%
4
ranking 40
40%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Charlitosfrog
cadastrou em:
26/07/2015 17:33:07