As explorações e descobertas americanas no espaço proporcionam o tema principal deste romance fascinante e informativo, baseado nas atividades da Nasa e nas pessoas extraordinárias e máquinas complexas com elas relacionadas. A história começa em outubro de 1944 e introduz quatro homens: Stanley Mott, engenheiro americano na Inglaterra numa missão secreta; Norman Grant, herói naval na batalha do Golfo de Leyte; John Pope, astro do futebol americano na escola secundária e apaixonado pela astronomia; e Dieter Kolff, engenheiro de foguetes alemão, associado a Wernher Von Braun. Esses quatro homens que serão elementos cruciais no programa espacial americano, e suas mulheres são as principais figuras no vasto elenco de personagens.
Os sucessos espetaculares dos vôos tripulados Gemini e Apollo, os pousos Vikings em Marte, o feito sensacional do Columbia, as passagens por Júpiter e Saturno das Voyagers 1 e 2 ... todas essas missões impressionantes não surgiram por acaso, já prontas. A história do que houve por trás delas está relatada aqui, de forma intensa e dramática: as experiências, invenções, as manobras políticas, a seleção e treinamento dos astronautas, as emoções, ansiedades e as confrontações com os meios de comunicação.
A Corrida para as Estrela é uma narrativa irresistível, ficção na maior parte, porém solidamente baseada nos fatos e no possível.