A Lexikon Editora apresenta o "Novíssimo Aulete – dicionário contemporâneo da língua portuguesa", cuidadosamente adaptado à nova ortografia, segundo o Acordo Ortográfico.
O acervo de palavras abrange mais de 75 mil verbetes de vocábulos e elementos de composição, aos quais se somam locuções e expressões idiomáticas, atingindo com isso cerca de 95 mil unidades de significado, que geram cerca de 200 mil acepções. O universo de palavras do "Novíssimo Aulete" é, pois, abrangente e atual na medida em que oferece uma consistente representatividade do léxico da língua portuguesa falada no Brasil, em um dicionário de porte médio.
A riqueza de informações do verbete e a preocupação com a acessibilidade e com a funcionalidade da consulta, bem como a apresentação geral do "Novíssimo Aulete", são também um reflexo e uma consequência de cuidadoso trabalho de organização e editoração, que se materializa na configuração do dicionário, item a item.
* entradas de verbete em tipo diferenciado e em cor, para fácil localização e consulta;
* separação silábica logo após a entrada, com indicação da sílaba tônica;
* indicação de ortoépia;
* flexões gramaticais irregulares;
* acepções numeradas, com hierarquia de frequência e relevância de uso;
* abundância de exemplos de uso e abonações (obras literárias, jornais, canções populares);
* etimologia;
* antônimos, homônimos e parônimos;
* indicação de classe gramatical, e no caso de verbos, das regências possíveis para cada acepção;
* relação de preposições mais usadas no caso de regências indiretas e relativas;
* apresentação do padrão de conjugação de 61 paradigmas (tabelas), com indicação do paradigma correspondente em todos os verbos do dicionário;
* contextualização: indicação de regionalismos, rubricas e níveis de uso;
* indicação de estrangeirismos, de elementos de composição e de símbolos e siglas;
* indicação de sinonímia por acepção;
* achegas enciclopédicas;
* lista de gentílicos de todos os municípios do Brasil.
A esses itens soma-se a preocupação com o consulente, visando à adequação e ao padrão estrutural dos verbetes de modo a facilitar o bom aproveitamento da obra, sobretudo no plano do ensino da língua portuguesa em níveis mais avançados de escolaridade. Com isso, além de ter como escopo ser uma ferramenta útil ao estudante do ensino médio e pré-universitário na sua ampla diversidade, a obra visa também a um universo-alvo de universitários e de profissionais, sem esquecer o público em geral.
Dicionários