Veleiro da Esperança

Veleiro da Esperança Gizelda Morais


Compartilhe


Veleiro da Esperança





Convertido em ícone do romance, o Esperanza é um veleiro reformado para transportar, em surdina, do arquipélago das Canárias até a Venezuela, uma família, vítima da ditadura de Francisco Franco. Invadido, na hora da partida, por uma multidão que também quer escapar do regime político, a viagem torna-se cada vez mais perigosa, trazendo sofrimento para todos os foragidos.
O veleiro nunca chegará ao destino planejado. Depois de muitos revezes, uma parte da família fica em Dakar, a outra continua a viagem e termina naufragando no Delta do Parnaíba, estabelecendo-se no Brasil. Já adulta, a filha de um dos sobreviventes, precocemente falecido em consequência da viagem, vai à procura dos tios, cujas idades, na época da fuga, variavam entre três e dezessete anos, despertando-lhes a memória dos fatos ocorridos antes, durante e após o desenlace da viagem.
O foco narrativo se adensa em função das motivações, achados e angústias da personagem-chave que propõe a construção de um novo Esperanza para uma viagem de retorno às Canárias envolvendo os descendentes da família gerados no Brasil.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Veleiro da Esperança

Similares

(3) ver mais
Preparem os Agogôs
A procura de Jane
Ibiradiô

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Nath
cadastrou em:
04/06/2016 03:06:11
Nath
editou em:
04/06/2016 03:10:12