Machado de Assis é conhecido de todos como uma das figuras centrais de nossa literatura. Nascido em 1839 e morto em 1908, publicou, ao longo de mais de quatro décadas, romances, contos, crônicas, poemas e peças de teatro. Sem estar presa a modas ou escolas literárias, sua obra captura como poucas a história brasileira, ao mesmo tempo em que explora a profundidade psicológica das situações e personagens que cria.
Esta coleção apresenta, individualmente, boa parte dos contos de Machado de Assis, desde os mais célebres até os menos conhecidos. Sempre surpreendentes, são a melhor forma de se aproximar da obra do autor, reconhecido pela criação de formas literárias inovadoras. É começar a ler para conferir como esses textos conquistam a todos em poucas páginas. São narrativas tão complexas quanto envolventes, nas quais o leitor terá o prazer de encontrar a força e a atualidade de um mestre brasileiro.
O presente conto narra a indecisão de uma moça, chamada Maria Regina, que não conseguia escolher dentre dois homens (Maciel e Miranda), pois estava enamorada por ambos.
Maciel era jovem e salvou um menino de um acidente; Miranda, por sua vez, era mais velho, gostava de música, de conversar e dar opiniões.
Quando Maria Regina conversava com Maciel, o completava com características de Miranda que julgava essenciais. A mesma coisa acontecia quando estava com Miranda, buscando preencher lacunas com características de Macial.
Assim, enveredou-se em um dilema interminável em busca do homem perfeito.
Contos / Crônicas / Literatura Brasileira