Desenho e Desígnio

Desenho e Desígnio Beatriz Piccoloto Siqueira Bueno


Compartilhe


Desenho e Desígnio


O Brasil dos Engenheiros Militares (1500-1822)




Este livro trata do conceito de desenho entre os séculos XVI e XVIII, em Portugal, visando a demonstrar a importância dessa ciência nas ações oficiais da Coroa. O investimento nesse precioso instrumental de projeto e na formação de um quadro de profissionais habilitados a empregá-lo foi parte da política expansionista desenvolvida pelas nações do período.
Disegno apresentava a tripla conotação de raciocínio prévio (i.e., projeto), representação gráfica e desígnio. Nesse sentido, a interpretação da série de "desenhos-desígnios" e documentação correlata legada pelos engenheiros militares permite entrever os diferentes momentos da política de colonização e produção do território do Brasil e conhecer os instrumentos dessa ação política.
Tanto quanto qualquer arma de fogo, foi o desenho eficiente mecanismo de conhecimento, apropriação e controle do território; um veículo capaz de fornecer à Coroa a medida de seu império e materializar nas Conquistas Ultramarinas a presença de um rei distante.
Num panorama em que os jovens arquitetos e engenheiros pouco desenham ou, quando o fazem, muitas vezes concebem suas obras em folhas em branco ou diretamente nas telas dos computadores, é importante resgatar o alcance da ciência do desenho na formação de seus ancestrais colegas de profissão, para os quais desenhar significava raciocinar, em diálogo permanente com o sítio. Longe de ser tosca ou naïve, a principal ferramenta de trabalho dos engenheiros militares, em sua maioria desenhos manuscritos e aquarelados, é hoje admirável por sua beleza, codificação, engenho e pragmatismo.

Arquitetura e Decoração / Engenharia

Edições (1)

ver mais
Desenho e Desígnio

Similares


Resenhas para Desenho e Desígnio (1)

ver mais
A conquista e colonização pelos mapas
on 9/7/21


O livro tem por objeto de estudo os desenhos produzidos pelos engenheiros militares portugueses e brasileiros entre o período 1500 e 1822 (Brasil Colônia). Busca mostrar a teoria da qual esses desenhos se embasavam, parte dos conceitos escolares e as técnicas desenvolvidas pelos engenheiros, tudo isso para escancarar a relevância desses desenhos no processo de conhecimento territorial e colonização. Embora o texto não entre propriamente na questão da colonização, deixa esse caminho abe... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

João Victor C.
cadastrou em:
04/07/2018 01:49:23