O livro de Karin Lilian Strobel é uma publicação muito importante nos Estudos Surdos. É um livro que traz as imagens do outro sobre a cultura surda a partir do olhar do próprio surdo.
Vou apresentá-la como o povo surdo, normalmente, faz. Karin Strobel é surda. Seu sinal é a configuração de mão K realizada no espaço neutro à direita com movimento para cima e para baixo acompanhado de uma leve rotação do pulso. K-A-R-I-N (soletrado usando o alfabeto manual) é o seu nome.
Ela tem uma longa história nos movimentos surdos brasileiros. Na luta pelo reconhecimento da língua de sinais, participou de várias mobilizações, de eventos de sensibilização e de cargos estratégicos para mudar o olhar do outro.
O livro se organiza par desconstruir o estranhamento do outro e construir outros olhares sobre o ser surdo. Nesse sentido, convida o leitor a entrar na jornada dos surdos. Com propriedade Karin Strobel pega o leitor pela mão e faz perseguir as trilhas dos surdos de um jeito surdo.
Nessa jornada trazida por Karin Strobel, os leitores chegam ao fim para construir um outro olhar sobre os surdos. Os surdos, portanto, fazem parte de um acontecimento que é compartilhado pela autora por meio destas trilhas. Ronice Muller de Quadros