As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra

As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra Virginia Woolf


Compartilhe


As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra (Coleção: éFe)


Patriarcado e militarismo




Coletânea inédita de textos de Virginia Woolf centrados na questão da relação entre masculinismo e militarismo, entre patriarcado e ditadura.

Três guinéus, o livro em que Virginia Woolf desenvolve o argumento de que existe uma estreita conexão entre patriarcado e militarismo, foi publicado, na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 1938. Nesse mesmo ano, a revista americana The Atlantic Monthly publicou, em duas partes, uma versão abreviada e reestruturada do livro. As mulheres devem chorar foi o título dado à primeira parte, enquanto o título da segunda o repetia, com um acréscimo: As mulheres devem chorar… Ou se unir contra a guerra. É em torno desse ensaio e dessa temática que se centra a presente coletânea, acrescida, entre outros, de Profissões para mulheres, texto escrito em 1931, focado no tema da dificuldade de acesso das mulheres às profissões liberais, e do comovente ensaio Pensamentos sobre paz durante um ataque aéreo, publicado em outubro de 1940, em plena Segunda Guerra e cinco meses antes da morte da autora. Fecha o livro um posfácio de Guacira Lopes Louro, estudiosa de gênero e sexualidade.

Ensaios / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra

Similares

(6) ver mais
Mulheres e ficção
Três guinéus
A criação do patriarcado
Guia prático antimachismo

Resenhas para As mulheres devem chorar... Ou se unir contra a guerra (44)

ver mais
"Por que os homens vão à guerra?"
on 16/5/22


Não importa em que formato, ler Virginia Woolf é sempre um exercício para os neurônios. Com tom provocador e mordaz, são abordadas aqui as relações entre sexismo, patriarcado, masculinidades e militarismo. Vou destacar os meus textos preferidos. No sarcástico conto "Uma sociedade", um grupo de amigas se dedica a investigar se vale a pena, pelo bem da sociedade, continuar se restringindo ao papel de maternidade, enquanto os homens assumem os papéis de liderança e produção intelectual... leia mais

Estatísticas

Desejam133
Trocam1
Avaliações 4.3 / 206
5
ranking 53
53%
4
ranking 37
37%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

5%

95%

Jenifer
cadastrou em:
20/02/2019 18:11:04
Jenifer
editou em:
03/02/2022 22:02:26