(Original austríaco) - Em 1809 o mais jovem Combatente pela Liberdade do Tirol foi o filho do Comandante dos Camponeses José Speckbacher. O menino contava então com 11 anos de idade, foi um rapaz corajoso, resoluto que por amor à pátria fugiu de casa e participou da luta contra a ocupação pelos franceses que "anexaram" o Tirol à Bavária. Quis igualar o pai e seu ídolo, Andreas Hofer, rechaçando os forasteiros para que os tiroleses voltassem a ser senhores de sua pátria amada.
Ao lado do pai o menino participou da luta e finalmente foi aprisionado pelas tropas bávaras. Foi levado ao Rei da Bavária que o fez educar no Real Seminário Bávaro. Em 1816, quando o Tirol tornou à soberania da Áustria, permitiram que o rapaz, já moço então, regressasse à pátria querida.
Nas páginas do presente volume a autora, Mira Lobe, deixa o menino, que então está com 14 anos, contar as aventuras que viveu durante o tormentoso ano de graça de 1809. Todos os personagens importantes e acontecimentos históricos correspondem à realidade. Assim um importante capítulo da história da Áustria, visto e interpretado por um menino que foi seu contemporâneo ativo, é oferecido à atenção do jovem leitor de hoje.
Drama / Aventura / Romance / Literatura Estrangeira / História / Infantojuvenil