A Revoada dos Galinhas Verdes

A Revoada dos Galinhas Verdes Fúlvio Abramo




PDF - A Revoada dos Galinhas Verdes


No dia 7 de outubro de 1934, quando a Ação Integralista Brasileira completaria dois anos de vida, um grande desfile estava programado para tomar a Praça da Sé, no centro de São Paulo. Mas os seguidores de Plínio Salgado foram surpreendidos por uma mobilização sem precedentes de militantes de esquerda, que decidiram deixar suas diferenças de lado e partir para o confronto diante da ameaça de avanço fascista no Brasil.

Anarquistas, trotskistas, comunistas, socialistas, sindicalistas e imigrantes fugidos das ditaduras europeias transformaram a Praça da Sé em campo de batalha, com tiros, bombas, rajadas de metralhadoras, mortos e feridos. E aquilo que seria uma celebração da força do integralismo brasileiro tornou-se a maior humilhação já sofrida pelos ‘galinhas verdes’ (apelido depreciativo dos integralistas, conhecidos pelas camisas verdes).

Escrito pelo jornalista Fúlvio Abramo (1909-1993), A Revoada dos Galinhas Verdes conta a história deste dia 7 de outubro e traça um panorama político de uma época, em que o fascismo avançava no Brasil e no mundo, Hitler tinha poderes totais na Alemanha, e a Itália fascista exportava seu modelo de ação para todo o mundo, pregando destruição e morte para comunistas, anarquistas e “raças inferiores”.

Com rico material iconográfico, o livro traz fotos do arquivo do Centro de Estudos Mario Pedrosa, do acervo de Vladimir Sachetta, entre outras fontes de pesquisa. Além de uma minuciosa cronologia sobre a ascensão do fascismo e a resistência antifascista no início do século 20.





A Revoada dos Galinhas Verdes

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos A Revoada dos Galinhas Verdes (1)

ver mais
Hino da Repressão - Ópera do Malandro

Hino da Repressão - Ópera do Malandro


Resenhas para A Revoada dos Galinhas Verdes (1)

ver mais
Falhas na edição


Fiquei bem triste ao perceber a má edição, tanto técnica como conceitualmente. Tecnicamente: páginas acabam e não começam novamente, isso fica evidente nos travessões que não levam para a continuação das palavras e sim para uma nova frase ou parágrafo. Conceitualmente, as fotos colocadas, pelo menos no início do livro, tem muito pouco a ver com o conteúdo apresentado, algumas fotos contendo informação que nem estão presentes no livro. Quanto ao livro, acho falho no aspecto que, ao cri...