Ensaios Analíticos

Ensaios Analíticos Mario Henrique Simonsen




PDF - Ensaios Analíticos


Da Introdução:



“Em 35 anos de magistério nada me frustrou tanto quanto a falta de probidade popperiana da maioria dos economistas. Na juventude tive que aturar a lengalenga dos marxistas que se diziam donos da verdade histórica e vaticinavam o colapso do capitalismo com a mesma segurança com que os astrônomos prevêem os eclipses da Lua. Na década de 80, quando o marxismo caiu na contramão da história, tive que debater a teoria das expectativas racionais, que se tornou a menina dos olhos da extrema direita. O fundamento da teoria é um estelionato verbal: considera-se racional quem se comporta de acordo com a teoria.

Por essas e outras, tive a idéia de organizar um curso de metodologia da pesquisa científica aplicada à economia com um tempero diferenciado: como surgiram as grandes idéias e descobertas em outros campos do conhecimento humano, onde a revelação da verdade não fere tantos interesses quanto na economia. Nesse tempero estariam necessariamente as grandes inovações na matemática e na física, estas últimas servindo como modelo de correção popperiana. Acabei adicionando um capítulo sobre música, não apenas para extravasar uma paixão pessoal, mas porque, por trás do que se ouve nos teatros e salas de concerto, há uma ciência muito bem construída do ponto de vista empírico e analítico.

Lecionei o curso na Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas em duas turmas pequenas de alunos, uma em 1992, outra em 1993. As apostilas do curso se transformaram nos 15 capítulos deste livro de ensaios. O primeiro capítulo é a base de qualquer curso de metodologia da pesquisa, com as noções básicas de filosofia da ciência. Os capítulos 2, 3, 4 e 7 cuidam da matemática. Os três primeiros descrevem as grandes inovações na teoria dos números, na aritmética do infinito e na geometria. O objetivo não é ensinar matemática, que hoje é instrumento acessível a qualquer economista profissional, mas mostrar como surgiram as grandes descobertas no ramo — inclusive como essas descobertas influenciaram a filosofia, abrindo a distinção entre lógica, matemática e ciência empírica. O capítulo 7 apresenta a análise vetorial no espaço tridimensional, pouco conhecida pela maioria dos economistas que não são engenheiros, e que é o esteio de alguns capítulos da física clássica, particularmente do eletromagnetismo.

O capítulo 5 é a digressão já mencionada no mundo da música. Os capítulos 6, 8, 9 e 10 se fixam em quatro grandes momentos da evolução da física: a mecânica clássica com a gravitação newtoniana, o eletromagnetismo, a teoria da relatividade e a física atômica. Nenhum desses temas é explorado a fundo, dadas as limitações do autor e do texto, mas se avança bem além dos padrões usuais de divulgação científica.

O capítulo 11 cuida dos fundamentos éticos e jurídicos das organizações econômicas, expondo o confronto entre liberalismo e socialismo. Os quatro capítulos seguintes descrevem grandes transformações do pensamento econômico, a teoria clássica inglesa, o marxismo, a teoria dos mercados de Walras a Keynes e a teoria da escolha e racionalidade.

(...)”





Ensaios Analíticos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.