Michel Foucault, um dos filósofos mais lidos e citados do século XX, contribuiu para inventar ou redefinir noções-chave do pensamento contemporâneo. Essa produtividade fez com que diversas disciplinas como história, filosofia, crítica literária, sociologia e direito repensassem seus próprios métodos de análise e seus problemas à luz de uma obra cuja vitalidade está muito longe de se esgotar.
Reconhecido entre os maiores estudiosos de Foucault, autor de Vocabulário de Foucault, que já se constitui em uma obra de referência, Edgardo Castro percorre aqui os grandes temas da filosofia foucaultiana, desde seus primeiros trabalhos até os últimos cursos ministrados no Collège de France. Castro explica com clareza notável como se articulam os conceitos fundamentais do filósofo e define as categorias centrais que permitem entender as premissas de uma obra vasta e complexa: o poder, a genealogia, a arqueologia dos saberes, o lugar do sujeito, a verdade e a ética. O resultado é um balanço do pensamento foucaultiano que incorpora as publicações e interpretações mais recentes e inclui, ademais, uma breve cronologia da vida de Foucault, a bibliografia de suas obras, em francês e português, e algumas sugestões de leitura para aprofundar os principais temas abordados.
Sem simplificar as análises do autor e oferecendo uma visão de conjunto, Edgardo Castro busca tornar acessível o pensamento de Foucault para o leitor não especializado. Formidável trabalho de síntese conceitual, escrito com maestria e desenvoltura, esta Introdução resulta em guia irretocável para adentrar-se na obra do filósofo francês.