O MAIOR DESAFIO DO LÍDER É ADAPTAR A SUA ORGANIZAÇÃO AO NOVO MUNDO. E, PARA QUE ESSA ADAPTAÇÃO SEJA EXITOSA, ELE MESMO DEVE SE REINVENTAR.
O modelo atual de liderança foi forjado em um mundo que já não existe mais. Com bases que remontam a mais de cem anos, a liderança tradicional se baseava sobretudo em métricas de produtividade e eficiência – elementos presentes na agenda de executivos nessa posição. No entanto, estamos diante de um novo mundo, que demanda um novo pensamento sobre liderança.
Engajamento, transformações tecnológicas e sociais e virtualização do trabalho são fatores que inegavelmente transformaram a perspectiva do que é liderar. E, para funcionar, as atitudes de um líder devem se alterar de acordo com o contexto em que está inserido. O principal desafio, portanto, é a estruturação de um novo modelo aderente a esse novo contexto. Como fazê-lo? Quais competências deve ter esse novo líder?
Em Liderança disruptiva, obra complementar a Gestão do amanhã, O novo código da cultura e Estratégia adaptativa, Sandro Magaldi e José Salibi Neto trazem à luz estudos e reflexões propositivas e embasadas sobre o papel do líder nessa nova era. Aqui, os autores entrevistam dezoito líderes empresariais e experts globais no tema e desenvolvem a poderosa Constelação da Liderança, aprofundando-se em cada um dos perfis que compõem a constelação ao longo dos capítulos:
O líder conector;
O líder exponencial;
O líder algorítmico;
O líder como arquiteto de negócios;
O líder ambidestro;
O colaborador;
O líder comunicador;
O líder construtor de ambientes de aprendizado;
O líder ESG.