Existem muitas lendas sobre a vida e a morte de Alexandre, o Grande, um dos maiores conquistadores da Antiguidade. Durante séculos, pesquisadores e aventureiros buscaram ao redor do mundo o que seria o local do descanso final do general. Todas as tentativas falharam... Até agora.
Daniel Knox é um jovem arqueólogo cuja promissora carreira foi interrompida quando conheceu a poderosa família Dragoumis, descendentes de macedônios dedicados a atividades políticas extremistas. Ao ver sua reputação abalada, Knox torna-se instrutor de mergulho de um corrupto milionário egípcio, Hassan al-Assyuti. Contudo, um desentendimento com o patrão obriga-o a fugir.
Sua jornada o conduz até uma escavação em Alexandria, onde está localizada uma catacumba milenar recém-descoberta. Durante a análise das ruínas, os investigadores se convencem de que o local apresenta pistas que podem levá-los à lendária tumba de Alexandre. Porém, a escavação é patrocinada por ninguém menos que os Dragoumis, e Knox logo se vê diante de seus antigos inimigos.
O arqueólogo começa então uma corrida pelo Egito na companhia de seu fiel amigo Rick para impedir que a descoberta histórica mais importante do século caia em mãos erradas. E ele ainda tem de se preocupar com a habilidosa linguista Gaille Bonnard. Filha de um antigo amigo e integrante da equipe de escavação, ela sente um ódio mortal por Knox. Apesar de suas diferenças, ele lutará para protegê-la da influência cada vez mais perigosa dos Dragoumis e para impedir que ela se torne mais uma vítima deles.