Olhai os lírios do campo narra a trajetória de um homem dividido entre o amor e a ambição, a consciência e as conveniências sociais. Este romance de 1938 tornou-se o primeiro grande sucesso de Erico Verissimo.
Eugênio Fontes, moço de origem humilde, a custo se forma médico e, graças a um casamento por interesse, ingressa na "elite da Sociedade": nessa ambiciosa carreira de ascensão social, vira as costas para a família, deixando de lado os antigos ideais humanitários e abandona Olívia, mulher que realmente ama. Sensível, comovente, Olhai os lírios do campo é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida.
[Sobre o Autor]: Escritor brasileiro, nasceu em 1905, vindo a falecer ao cabo de sete décadas de vida. Romancista de vocação universalista mas, ao mesmo tempo, profundamente atento à identidade e aos problemas particulares do seu País, notabilizou-se com obras como Clarissa, Olhai os Lírios do Campo e a trilogia O Tempo e o Vento. |....| Érico Veríssimo é um autor da "Geração de 30", da segunda fase do modernismo brasileiro: romances de caráter regionalista e crítica social. Essa geração de escritores brasileiros é conhecida por escrever narrativas dinâmicas, com linguagem simples e posicionamento político aliado ao engajamento social.
====
A carta de Olívia a Eugênio:
https://youtu.be/Jgjh4MDPIMo
https://www.universodosleitores.com/2013/04/olhai-os-lirios-do-campo-de-erico.html?m=1
https://pensamentossimples.blogspot.com/2006/11/carta-de-olvia-eugnio.html?m=1
https://ims.com.br/por-dentro-acervos/erico-transcendental-por-gustavo-zeitel/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Olhai_os_Lírios_do_Campo_(romance)