A Vida de Moisés é um dos livros mais famosos de S. Gregório de Nissa, e uma jóia rara da espiritualidade capadocia do séc. IV. A obra nasce como resposta à seguinte pergunta, endereçada por seu amigo Cesário: Em que consiste a vida perfeita?
Para responde-la, S. Gregório abandona a abordagem corriqueira, e em vez de compor um tratado de ascética ou dogmática, decide narrar uma história: a história da vida de Moisés, o grande profeta, guia e legislador do povo judeu.
Não a apresenta, porém, como uma simples biografia laudatória. Hábil mestre da exegese alexandrina, S. Gregório parte da narrativa literal do Pentateuco para ir progressivamente galgando novos níveis de sentido. Nesse processo, o leitor é conduzido a, pouco a pouco, penetrar no santuário interior das Escrituras, e na companhia de Moisés, ascender ao encontro com Deus no cume do Monte Sinai.
Combinando uma vasta erudição, uma inteligência penetrante e um profundo ardor de santidade, S. Gregório nos permite contemplar a Palavra divina sob um novo olhar, em que as pegadas de Cristo se tornam visíveis por toda a parte, e nos convocam a segui-lo com uma esperança e fé renovada.