Viúva, porém honesta

Viúva, porém honesta Nelson Rodrigues




PDF - Viúva, porém honesta


Vista como uma vingança e um desabafo de Nelson Rodrigues contra médicos, psicanalistas, jornalistas e especialmente contra a crítica teatral, a “farsa irresponsável em três atos” mostra um dono de jornal sem escrúpulos que, para discutir o problema da filha Lucy, promove uma reunião com um médico, um psicanalista, uma cafetina e até o diabo (papel de Jece Valadão). De esposa adúltera, Lucy se torna uma viúva respeitosa que não quer mais sentar depois da morte do marido, Dorothy Dalton, delinqüente juvenil transformado em crítico de teatro e obrigado a se casar com a filha do patrão, apesar de ser homossexual. Além de um contra-ataque, a peça também serviu como embrião para tipos que foram retomados em trabalhos posteriores. O doutor J.B. de Albuquerque, dono do jornal, pode ser considerado o primeiro molde do dr. Werneck, de Bonitinha, mas ordinária, assim como a tia solteirona que gostaria de ter 3.500 amantes reaparece em Toda nudez será castigada.





Viúva, porém honesta

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Viúva, porém honesta (1)

ver mais
Viúva, porém honesta - Nelson Rodrigues

Viúva, porém honesta - Nelson Rodrigues


Resenhas para Viúva, porém honesta (55)

ver mais


Poucas vezes li algo que transbordasse tanta raiva. Em Viúva, Porém Honesta, Nelson Rodrigues destila seu desprezo por médicos charlatões, psicanalistas oportunistas, diretores de jornal corruptos e toda a massa que a forma a classe média brasileira - tema central de sua obra. Uma menina de quinze anos é diagnosticada como grávida por seu médico. Surge então a figura do pai, o chefe de um grande jornal, que tenta lhe arranjar um marido. Após a morte deste, diante do luto inquebrá...