spoiler visualizarValentyne.Strozzia 26/07/2024
The Scorch Trials
Em comparação com o primeiro, o segundo livro pra mim deixou mais a desejar do que estar a altura das expectativas traçadas pelo primeiro livro. É, acima de tudo, uma leitura divertida e que cumpre seu papel como entretenimento mas algumas das coisas que eu considerei boas no primeiro livro se perderam nesse.
Eu comecei essa saga no intuito de comparar os livros com os filmes, quando eu li o primeiro livro eu vi que o filme era um grande esboço de sua obra mas que ainda se mantinha a mesma linha de eventos, já no segundo o livro e o filme nem parecem ser do mesmo universo (o que claro é mais culpa dos filmes do que do livro em si).
Vou começar falando o que não funcionou pra mim nos livros. Em primeiro lugar, algumas decisões sobre o plot simplesmente não faziam sentido, algumas eu tive que fazer muitos malabarismos mentais pra achar uma justificativa e outras nem mesmo pensando muito parecia ter uma razão. Em segundo lugar, é uma coisa que me incomoda desde o primeiro livro, mas essa saga falha em fazer apontamentos, por exemplo, é mencionado que existe uma maneira de retardar o processo da doença mas que essa maneira só é acessível pra quem tem muita condição financeira, cabiam aqui um milhão de colocações diferentes mas a história não explora isso, do mesmo jeito que não explora com profundidade o que fez acontecer a tragédia, fala apenas que foi por "sun flares" mas o que causou isso? foi por causa das intervenções humanas? poluição? Tem tanta coisa que o enredo não se aprofunda e quando parece que vai aprofundar nada de volta pra superfície. Em terceiro lugar o motivo que me fez dar uma nota menor do que eu dei pro primeiro livro, uma coisa que eu tinha elogiado em maze runner foi como o autor soube construir e caracterizar os personagens, existia o sentimento de estar realmente vendo pessoas diferentes e eu não senti isso no segundo livro, nesse livro acontece tantas tragédias e o mínimo era que pelo menos um figurante ficasse completamente maluco, mas nem ao menos isso, tudo mundo lida com umas mortes bizarras (de outros figurantes) surpreendemente bem e não há evolução nenhuma de personagem nenhum, parece que todos eles estagnaram no primeiro livro, até mesmo o Thomas que só foi mostrar algum sinal de evolução nas últimas três páginas do livro, isso sem contar como alguns personagens como o Frypan que são tratados como figurantes premium, eu diria que 70% do brilho dessa são seus personagens e no segundo livro o autor ofoscou todos eles.
Antes de falar das poucas coisas que me foram positivas eu gostaria de fazer algumas colocações. Sobre os personagens novos, Brenda e Jorge, por incrível que parece eu acho que gosto mais dos dois nos filmes, principalmente do Jorge, mas isso é mérito 100% do Giancarlo Esposito que tirou leite de pedra daquele roteiro do filme e no caso da Brenda, eu até gostei delas nos livros mas eu esperava mais, outro motivo pelo qual eu quis ler os livros foi pelo romance dela e do Thomas (torci demais por eles nos filmes) e eu achei o começo da coisa muito esquisito, eu preferiria que ela se apaixonasse por ele aos poucos (como deu a entender nos filmes) do que seja lá o que foi isso que rolou nos livros. Sobre o Aris, não tenho muita a falar além de que é um dos personagens mais inúteis que eu já encontrei numa literatura, se tirasse todas as cenas dele não faria diferença nenhuma. E as duas garotas que receberam nome do grupo das meninas do labirinto vão provavelmente ser que nem o Frypan, o que eu não gostaria, queria que todos esses personagens fossem minimamente desenvolvidos. Por fim, por mais que eu tenha falado que eu algumas decisões do enredo foram ruim teve algumas (poucas) que eu acho que o autor acertou demais e o motivo de eu não contar isso como algo positivo é o meu maior problema com essa saga no geral, existem muitas ideias ótimas nesses livros mas também muitas oportunidades perdidas, por exemplo, o Thomas leva um tira em uma cena e a wicked meio intervém pra salvar a vida e ele ouve durante seus momentos de ida e volta a consciência que ele é quase que uma peça chave e umas outras coisas, essa cena leva o Thomas a conclusão que a Wicked além de estar observando tudo, inclusive eles se foderem e muita gente muita morrer e esse momento (assim como outros) leve ele a começar a ter revolta contra a wicked. O problema é que uma cena abria precedente pra muito mais coisas, essa obra perde MUITA oportunidade de se aprofundar na trama e as coisas que acontecem não tem reais consequências e impactos nos personagens.
Pra concluir, vou falar das coisas que me agradam, no geral por mais que tenha suas falhas é um livro divertido de ler, mesmo o começo sendo um pouco arrastado ele te prende porque cria tensão pro que vai acontecer a seguir, você sente vontade de descobrir mais sobre o universo e quer saber mais sobre os personagens. A narração do autor é gostosa de ler e te envolve bastante e o jeito que os capítulos são organizados não são cansativos e maçantes. Com certeza me diverti bastante lendo.