Canção para ninar menino grande

Canção para ninar menino grande Conceição Evaristo




Resenhas - Canção Para Ninar Menino Grande


566 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


MarAlia.Oliveira 13/11/2024

Primeiro quero enaltecer a escrita da Conceição Evaristo, que mulher incrível. Esse livro traz as histórias e vivencias de diversas mulheres com diversas personalidades diferentes ?presas? a um tempo que o maior troféu era casar e ter filhos. Mas cada uma nos mostra que elas não estavam condicionadas as regras da epoca. Ao longo da leitura vc vai aprendendo que cada uma tinha seus sonhos e objetivos e lutaram por eles. Todas entrelaçadas pelo Fio Jasmim que vive suas aventuras, sem se preocupar com as consequências?
comentários(0)comente



by.dassa 12/11/2024

Canção para ninar menino grande
Sempre cometo o erro de ler um livro de uma autora qual eu gostei muito de um livro anterior e acabar me decepcionando!!!! A escrita toda é muito boa e muito dela mas a história foi maçante, chegou uma hora que eu não aguentava mais tanta mulher nova na história!!! talvez eu que não tenha entendido o propósito e a mensagem do livro tão bem mas não curti tanto e esperava mais ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thaís 11/11/2024

Faz um mês que eu li ?Canção para ninar menino grande?, e sinceramente ainda é difícil definir como exatamente bateu em mim.
Acho que meu maior erro foi tentar encontrar a interpretação dos outros na minha. Não achei. Não consegui criar grande empatia pelo personagem principal e fiquei muito mais envolvida com todas as mulheres que passaram por sua vida.
Encontrei algo sobre as migalhas que damos e aceitamos ao decorrer da vida, me identifiquei e identifiquei várias ao meu redor.
Eu estava pronta para ter amado mais o livro, mas definitivamente amei ainda assim.
comentários(0)comente



Denise Ximenes 09/11/2024

"Só de joelhos se lê Conceição Evaristo, em prece!"
Até que ponto, o homem escravo dos seus instintos é SÓ um homem insaciável? A gana de subjugar as mulheres não seria, talvez, a tentativa de camuflar alguma dor escondida lá num canto inacessível de sua alma? É assim que Conceição Evaristo tece os fios da composição do personagem central desse que, na minha opinião, é o melhor dos livros da autora.

Fio Jasmim é o típico exemplar do "primeiro sexo", que exerce a manutenção do comportamento patriarcal com excelência (perdão, não achei outra palavra mais adequada). Eleita a mulher ideal para chamar convenientemente de esposa, Jasmim atravessa a vida ignorando o significado da palavra 'respeito'. E vem a questão inicial: o instinto desmedido não seria esconderijo de algo impublicável?

A estrutura patriarcal prejudica, inclusive, os homens. Bell Hooks vem dizer que eles não têm certeza sobre o que vai acontecer com o mundo que eles conhecem tão bem se o patriarcado mudar. É mais fácil apoiar passivamente a dominação masculina, mesmo quando sabem, no fundo, que estão errados.

Evaristo não enfatiza, nesse enredo, senão a fragilidade do homem. Esse, a quem desde sempre é ensinada a cartilha da força e da dominação, é descrito, sobretudo, como um "menino grande" - que usa o sexo como o apaziguamento para as lacunas da vida.

Minha quinta estrela vai para o posfácio de Valter Hugo Mãe, que traduz em palavras o que muitos pensamos:

"Só de joelhos se lê Conceição Evaristo. Em prece. Eu penso que desde a raiz do tempo, se previa que Mestre Conceição Evaristo nos haveria de educar a todos com a grandeza de sua mensagem."
comentários(0)comente



Juliana.Menezes 08/11/2024

Canção para ninar menino grande
Trata-se de um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim tem-se as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e o efeitos nas relações com as mulheres.
comentários(0)comente



Carolina1551 06/11/2024

Eu fui engolida por esse livro! Começar pela narrativa impecável, quanta beleza e inteligência nas palavras. Uma perfeita construção de personagens, quase como se fosse escutar grandes fofocas numa tarde de domingo. Fiquei arrebentada com o final. Melhores leituras do ano!
comentários(0)comente



Lourdes 05/11/2024

"uma celebração ao amor e às suas demências"
Um livro sobre masculinidades negras, como elas se moldam à experiência de mulheres diversas, especialmente às mulheres negras. Senti raiva de Fio Jasmin em muitos trechos, confesso. Mas, como não?
Ao mesmo tempo, Evaristo, com a sua sensibilidade e maestria em escrevivências, revela ao leitor a humanidade do personagem principal. Qual a influência do traumas e pressões sociais vivenciadas por Fio na forma como esse corpo negro se coloca no mundo? Foi-lhe dada a possibilidade de uma leituras de mundo sob diferentes perspectivas? Qual a relação desta questões com a forma como Fio lida com o feminino?
Vale a pena a leitura, sobretudo aos homens negros que tem se proposto a construir novos projetos de sociedade.
Conceição, você é demais! ?
comentários(0)comente



Marcelo 04/11/2024

A escrita de Conceição Evaristo é de uma beleza que é até difícil explicar. Ela consegue ser, ao mesmo tempo, lírica e fluida.
O livro conta a história de Fio Jasmim, um homem negro, através dos relatos das diversas mulheres com as quais se envolveu ao longo da vida. Ainda que o protagonista seja um homem, ele acaba funcionando mais como uma linha condutora para a história e vivência das mulheres.
"Canção para ninar menino grande" é um livro sensível e emocionante. Excelente!
comentários(0)comente



Mlluna 03/11/2024

Esse livro é lindo demais. Conceição é uma escritora fantástica e brilhante, isso ninguém duvida, o que não nos traz surpresa ao entender a beleza que se apresenta nas entrelinhas desse livro. Temos a dor, o luto, o abandono, o amor, a solidão da mulher negra, a objetificação das mulheres, a falta do ser amado na vida e no casamento, diversas questões sociais, mescladas em uma única história, centralizadas através de um único catalisador: Fio Jasmim. Este homem, que sente cumprir o seu papel com o mínimo e não dever nada a ninguém - a exceção de Pérola Maria - mesmo que ao longe ouça ?rumores? de suas peripécias, vê-se, em certo ponto, em um ato inacreditável: se questionando se realmente é feliz e foi feliz, ou se fez as muitas mulheres que passaram por sua vida felizes.
comentários(0)comente



karol :) 02/11/2024

QUE LIVRO MARAVILHOSO!!!
Não tem como definir esse livro em outra palavra que não seja genial. Conceição Evaristo mescla questões raciais, o papel da mulher na sociedade e a diferença entre homens e mulheres em relacionamentos amorosos e na formação de suas mentes com maestria, sem falar em como sua escrita flui de forma natural. Fiquei encantada com a "escrevivência" da autora e a forma que ela utiliza recursos linguísticos, como a metáfora, ao longo do livro é impecável. Simplesmente apaixonada!!
comentários(0)comente



CondeNeitanss 02/11/2024

O amante que soube amar mas não soube ser amado.
Foi a primeira vez que tive contato com a escrita, ou melhor, a escrivivência de Conceição Evaristo. Ao longo do livro você vai entendo que a história foca muito mais na perspectiva feminina do que no protagonista em sí, porém, obviamente, a autora tem a ideia de desconstruir todo o estereótipo que a masculidade, em especial a a masculinidade do homem negro, carrega. Por exemplo, a de um homem que tem a virilidade e a dureza nos sentimentos.

A história tem como título uma canção escrita por uma das mulheres que quisá mais amou Fio Jasmin... Juventina, ou simplesmente Tina, só quis e se deixou amar, por 35 anos, somente o príncipe negro, que acostumado a só paixões passageiras, ficou desconcertado com todo esse amor que nunca tinham lhe oferecido.

Destaco também a personagem Elionora, uma mulher presa ao passado esperando com paciência a sua amada, que foi uma das mulheres na vida de Fio que o desnudou sentimentalmente. Foi com ela que Fio contou suas agonias, compartilhou suas lágrimas e sua solidão.
comentários(0)comente



MariaElizaGomes 02/11/2024

Que privilégio ser brasileira
Meu primeiro livro da Conceição Evaristo, ganhei de aniversário do meu namorado. Amei todas as mulheres, o enredo, a entonação e o jeito que a Conceição conduz os personagens. O grande desejo de ser uma personagem da Conceição.
comentários(0)comente



beIinha 01/11/2024

Em alguns momentos massante e desinteressante, um protagonista carismático, mas problemático, que te aproxima e te afasta, achei confuso, mas no geral eh bem interessante e tem uma temática muito importante, que as vezes acaba ficando em segundo plano, mas que é super valida e que traz mais complexidade pra história e pros personagens
eu gostei.
comentários(0)comente



VitAria.Matuno 01/11/2024

"Vivência e criação. Vivência e escrita. Escrevivência"
Um livro curto, creio que posso dizer que se tratam de contos.
Um homem negro que aprendeu com seu pai e todos os homens mais velhos a conquistar todas as mulheres como forma de reafirmar sua masculinidade e que utilizou isso para se provar igual ao homem branco.
Mulheres que sofreram por amor.
Um livro que verdadeiramente emociona, ao mesmo tempo que é simplesmente um relato da vida.
comentários(0)comente



566 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR