Canção para ninar menino grande

Canção para ninar menino grande Conceição Evaristo




Resenhas - Canção Para Ninar Menino Grande


566 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Karol 15/11/2024

Canção para ninar menino grande
Conceição, para mim, é uma das maiores vozes de seu tempo. A partir do termo criado pela mesma, "escrevivência", temos o primeiro livro da autora protagonizado por um homem, Fio Jasmim. A partir dos relatos e caminhos da vida de Fio, vamos construindo a história de várias mulheres, que juntas são um mosaico da realidade de muitas de nós Brasil à fora. Leitura obrigatória!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Junior.Ernesto 15/11/2024

Canção para ninar menino grande
Sou apaixonado por Conceição Evaristo! Suas escritas, falas e, como ela mesmo diz: escrevivências, sempre me encantaram e me ensinaram muito. E, claro, não foi diferente dessa vez.
A narrativa tem como personagem principal um homem, Fio Jasmim. Mas, mesmo assim, as mulheres têm papel central na obra, já que a vida do protagonista é contada a partir da perspectiva das mulheres com que se relacionou.
E uma coisa que achei muito interessante é que, da mesma forma que a autora escreve sobre como elas sofrem com a desilusão de uma masculinidade tóxica, também aborda os problemas dos estereótipos que envolvem o homem negro.
Como Fio Jasmim lida com a imagem de uma figura sempre viril e apaixonante? O que aos poucos vamos percebendo é que talvez essa vontade insaciável dele também seja um reflexo da sua própria carência, uma tentativa de exercer o papel de príncipe que a ele foi negado. Mais uma obra incrível da autora.
Leiam Conceição Evaristo!
comentários(0)comente



La.izz 14/11/2024

Um dos livros mais doces e refinados que já li
Um homem negro, que trabalha num trem e em cada cidade que passa, se deleita em corpos femininos, deixando em seu rastro amor, desilusão e descendentes.
A sinopse me fez imaginar que seria o desenrolar do protagonista em suas andanças, seus amores, mas, Conceição Evaristo não é de se colocar na zona de conforto!!
O livro expõe quem é cada uma dessas mulheres, seus anseios, sonhos, angústias. Elas são completas.
O protagonista é o próprio trem que passa na vida de cada uma, ele é um momento. Elas nós conhecemos intimamente, ele é um símbolo de como a masculinidade é definida em nossa sociedade.
Quem é ele? oque almeja? tem medos? arrependimentos? porque faz oque faz? no fim do livro temos um prelúdio de como sua socialização o incentivou a ser quem é.
Um dos livros mais doces e refinados que já li, à Sra. Evaristo, meu muito obrigada.
comentários(0)comente



Flavia.Rios 13/11/2024

Amei a leitura! Já li da Conceição Olhos D'água e Insubmissas Lágrimas de Mulheres, que são muito bons, mas esse se tornou meu preferido
comentários(0)comente



Pris Magalhães 13/11/2024

Leitura poética
Canção para Ninar Menino Grande, de @conceicaoevaristooficial , é uma obra poderosa e poética que explora as complexidades das relações de gênero e a construção da masculinidade através da história de Fio Jasmim, um homem negro que carrega consigo uma bagagem de experiências e traumas.

Conceição Evaristo, com sua habilidade única de entrelaçar a oralidade, ancestralidade e atemporalidade, nos oferece uma narrativa que é ao mesmo tempo crítica e sensível.

O protagonista, Fio Jasmim, é um personagem multifacetado que, ao longo da história, reflete sobre suas ações e sentimentos, questionando seu papel no mundo e suas relações com as mulheres. A narrativa é contada a partir da perspectiva dessas mulheres, que são fortes, decididas e formam alianças para se compreenderem e apoiarem mutuamente.
Essa abordagem não só destaca a solidariedade feminina, mas também critica a masculinidade tóxica e os estereótipos de gênero que moldam as expectativas e comportamentos nas relações interpessoais.

Evaristo utiliza elementos de fábula e fantástico para resgatar temas eternos, modificando-os e incorporando-os na realidade cotidiana. A sensibilidade com que ela aborda a história de Fio Jasmim, mostrando que ele não tinha outra escolha de acordo com sua perspectiva, é um dos pontos mais fortes do livro.
A autora nos convida a refletir sobre nossas próprias vivências e preconceitos, desafiando-nos a questionar as normas sociais e culturais.

O livro oferece profundas reflexões sobre a sociedade contemporânea e as dinâmicas de poder dentro das relações humanas, desafia e convida à introspecção, e certamente deixará uma marca duradoura no leitor.

.

#prismagalhaes #livrosfantasticos #livrosleituras #leiamulheres #leitora #leiamais #leitura #literaturabrasileira
comentários(0)comente



MarAlia.Oliveira 13/11/2024

Primeiro quero enaltecer a escrita da Conceição Evaristo, que mulher incrível. Esse livro traz as histórias e vivencias de diversas mulheres com diversas personalidades diferentes ?presas? a um tempo que o maior troféu era casar e ter filhos. Mas cada uma nos mostra que elas não estavam condicionadas as regras da epoca. Ao longo da leitura vc vai aprendendo que cada uma tinha seus sonhos e objetivos e lutaram por eles. Todas entrelaçadas pelo Fio Jasmim que vive suas aventuras, sem se preocupar com as consequências?
comentários(0)comente



by.dassa 12/11/2024

Canção para ninar menino grande
Sempre cometo o erro de ler um livro de uma autora qual eu gostei muito de um livro anterior e acabar me decepcionando!!!! A escrita toda é muito boa e muito dela mas a história foi maçante, chegou uma hora que eu não aguentava mais tanta mulher nova na história!!! talvez eu que não tenha entendido o propósito e a mensagem do livro tão bem mas não curti tanto e esperava mais ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Grey.reads 30/10/2024

Há um fio que entrelaça e conecta a vida de várias mulheres em lugares diferentes, levando consigo paixões, abandonos, dores, lágrimas e alegrias.
comentários(0)comente



MariaElizaGomes 02/11/2024

Que privilégio ser brasileira
Meu primeiro livro da Conceição Evaristo, ganhei de aniversário do meu namorado. Amei todas as mulheres, o enredo, a entonação e o jeito que a Conceição conduz os personagens. O grande desejo de ser uma personagem da Conceição.
comentários(0)comente



beIinha 01/11/2024

Em alguns momentos massante e desinteressante, um protagonista carismático, mas problemático, que te aproxima e te afasta, achei confuso, mas no geral eh bem interessante e tem uma temática muito importante, que as vezes acaba ficando em segundo plano, mas que é super valida e que traz mais complexidade pra história e pros personagens
eu gostei.
comentários(0)comente



VitAria.Matuno 01/11/2024

"Vivência e criação. Vivência e escrita. Escrevivência"
Um livro curto, creio que posso dizer que se tratam de contos.
Um homem negro que aprendeu com seu pai e todos os homens mais velhos a conquistar todas as mulheres como forma de reafirmar sua masculinidade e que utilizou isso para se provar igual ao homem branco.
Mulheres que sofreram por amor.
Um livro que verdadeiramente emociona, ao mesmo tempo que é simplesmente um relato da vida.
comentários(0)comente



Gabriele Borges 31/10/2024

Meu primeiro livro de Conceição Evaristo. Aqui acompanhamos Fim Jasmin, um homem negro que trabalha como assistente de maquinista, retratado através das histórias e olhares das mulheres que ele encontra, conquista e, em seguida, abandona. A narrativa não só explora a solidão e a objetificação da mulher negra, mas também a solidão e os estereótipos que cercam o homem negro, abordando questões de masculinidade e vulnerabilidade em um contexto muitas vezes hostil.
comentários(0)comente



jamilidepaula 27/10/2024

Conceição é tão poética que é capaz de fazer com que possamos sentir o sabor e o cheiro de laranjas passadas. um livro encantador e, muitas vezes, revoltante. mas, acima de tudo, bonito. todo mundo já vivenciou algum dos emaranhamentos amorosos de Fio Jasmim.
comentários(0)comente



566 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR