RPericelli 12/06/2021Além do que mais do mesmo....Sem dúvidas a obra de Anne Frank, embora pouco extensa em material, é vastíssima em sua mensagem e em seu alcance geográfico e temporal.
"Obra Reunida" é o compilado de todos os escritos de Anne ao longo de sua curta vida, feita pela Organização Anne Frank: pequenos poemas, contos, cadernos de leitura e estudos, fotos, contextualização histórica e os diários (sim, diários!, pois estão presentes nesta edição 3 das 4 versões adaptadas, ao longo de sua história, para melhor atender as expectativas editoriais).
O livro se inicia, pois, com a controversa Versão D - a última compilação - que possui todas as passagens retiradas de versões publicadas anteriormente, e que mostram Anne como uma menina em desenvolvimento, seja sentimental, amorosa ou biologicamente. Constam ainda as Versões A e B, sendo a primeira a obra bruta e a segunda o diário editado pela própria Anne, em seus dias de Anexo, após tomar conhecimento de que se publicariam os registros que fossem mantidos durante os anos de guerra. A versão C, por sua vez, não faz parte desta edição, apesar de ser a mais reconhecida e publicada versão do diário, editada por Otto Frank, o pai de Anne, nos anos pós-guerra.
Os demais escritos de Anne complementam "Obra Reunida" e, além de nos posicionar historicamente, trazem à luz o potencial de escrita de uma garota obrigada a crescer rápido, a conhecer-se e a conviver isolada em um mundo em guerra, situações que alimentaram, por sua vez, muitos de seus contos, que resgatam a bondade no ser humano, ou fazem releituras de suas próprias experiências de vida e a de seus familiares.
"O Diário de Anne Frank" não necessita de resenhas para se fazer conhecido, mas "Obra Reunida" traz muito mais da menina que conhecemos através das páginas escritas em um Anexo sobre uma fábrica de temperos.