Rose 29/05/2023Neste enredo intricado, recheado de mistérios e traições, temos a história de duas mulheres que nunca se viram se cruzando por conta do amor por um homem.
Aqui raros são os inocentes, e a única pessoa que poderia ser considerada assim, até demais para meu gosto, acaba tendo um fim trágico, ou no mínimo triste.
Noelle, a simples filha de um pescador, dona de uma beleza ímpar, nasceu para ser uma princesa. Seu conto de fadas não foi nada bonito, principalmente seu início, quando entendeu que foi vendida pelo próprio pai que tanto amava.
Um golpe duro de assimilar, completado pela traição de Larry. Aqui foi a pá de terra de faltava para enterrar o colchão.
E com uma frieza de fazer frente a qualquer psicopata, ela jurou se vingar. Não importa o tempo que levaria, ele seria destruído, enquanto ela seria uma mulher que ninguém esqueceria.
Na outra ponta temos Catherine. Ela não é tão bela como Noelle, e nem tão fria. Não teve o começo complicado, apesar das dificuldades financeiras da família. Sua vida foi bem mais simples, e na minha opinião foi mais uma espectadora ou até mesmo uma coadjuvante da própria vida se compararmos com os passos calculados de Noelle.
Apaixonar-se por Larry fez seu destino ser selado. A fachada encantadora do herói de guerra uma hora ganharia vida, assim como a vingança de Noelle entraria em seu caminho.
Passo a passo as peças vão sendo mexidas, e o final deste xadrez de vingança é de tirar o fôlego.
Culpados ou não, apenas os grandes permanecem vivos, ou no jogo.
Que enredo! Este foi o segundo livro do autor, lançado em 1973, por isso é preciso ler com algumas ressalvas para determinadas cenas. Teve uma adaptação para o cinema em 1977 e em 1990 ganhou uma sequência (Lembranças da Meia Noite), que eu não li ainda.
Nunca vi un casal tão frio e estrategista como Noelle e Constantin. A forma como a vingança foi desenhada, os passos até tudo ser encaixado, foi sensacional. Como falei, não temos nenhum santo, a maioria dos envolvidos na trama são vilões que se preocupam apenas com seu umbigo, apesar de às vezes mostrarem um lado humano, o que deixa o enredo ainda melhor e controverso.
Para quem curte um enredo sem final felizes e com personagens dúbios, eis aqui uma ótima pedida.