O Horror de Dunwich

O Horror de Dunwich H. P. Lovecraft




Resenhas - O HORROR DE DUNWICH


26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Samuel1224 21/10/2024

Escrita um pouco difícil de entender pra quem não lê livros muito antigos. Apesar de ser uma história curta O Horror de Dunwich é um livro muito interessante.
comentários(0)comente



Diangelo13 03/06/2024

Interessante...
Livrinho pequeno, de leitura rápida do Lovecraft. Considerações: achei que mesmo pequeno prendeu muito a atenção e da vontade de continuar a história, esse tem ilustrações que são bem feitas e provavelmente lerei mais algum dele depois.
comentários(0)comente



Vinicius648 23/01/2024

Uma Atmosfera Sufocante...
Dito isso, essa é a história em que sinto a melhor construção do mundo na qual o escritor teve a paixão inicial de criar, mesmo sendo algo do feitio do Lovecraft ser tanto crítico a respeito de suas próprias obras. Essa no entanto ressalto por todos os seus elementos e creio ser um dos pontos fortes de destaque:

1°Atmosfera: A natureza da história se apresenta, no início, como uma história rural da cidade de Dunwich que é retraída nos recônditos da Nova Inglaterra em que um povoado perdido e a meio passo da degeneração que se situa em algo que está na latrina do grande centro urbano. Tirando o foco usual para quem cai de paraquedas no autor vendo-o por cima, bem como o que é muito divulgado ser a interpretação comum; o racismo pode soar um ponto central, todavia Lovecraft já indicia que o povo é escondido e habita cidades da antiga povoação britânica e com "telhados holandeses" de ascendência européia e contudo se esquecem que o autor era um aficionado pela história (e pelas ciências) do seu estado e tanto pelo estudo genealógico. Muito bem explicitado esses elementos, sua imaginação fértil contribui para a demolição de certos preceitos puristas de um povoado relativamente excluído e transforma esse cenário em um amontoado de folclore/história/geologia local para deixar o insuspeito em uma montanha de sentidos ocultos. A atmosfera se dá pela insurgente insinuação de perigos não-humanos que ameaçam nossa sanidade, os primeiros capítulos nos situam no seio do misterioso grupo familiar com características bizarras dadas as suas qualidades referidas e fazem-nos crer tratar de algo que ocorreu no passado de uma cidade comum, Lovecraft situa a narrativa como algo que ocorreu nos idos de 1928 e não diz a nenhum momento que é algo falso já que utiliza jornais, testemunhas e outros sortilégios para manter nossa fé no desenrolar de eventos.

2° trama: Hoje pode parecer algo batido, mas a medida que escrevia, Lovecraft viajava por seu estado e ia a casa de amigos, escrevendo diários de viagem e também indicando sua leitura de O Grande Deus Pã, que toca em uma inspiração tão profunda e criativamente tão aterrador quanto a obra de Arthur Machen... Acompanhamos inicialmente o neto da família Whateley do ramo degenerado (a própria mãe de Wilbur uma albina e tanto é uma doença genética, talvez sugestão de incesto, pois o ramo não tem relação com outras famílias no tocante ao parentesco). Uma criança prodígio e estranha que é educada pelo mais estranho Velho Whateley que é seu avô e claramente conhecedor de ramos ocultos da ciência e que observa e ensina seu neto nas suas artes obscuras e que tanto se atraem o desenvolvimento do neto quanto do progresso na construção e reformas da própria casa...
Seguindo depois para os professores da Universidade Miskatonic que está em situação próxima por ser a cidade mais conhecida da região, enquanto as placas indicativas de Dunwich caem aos pedaços e suas ruas se apagam pelo matagal intenso. Os professores tomam notícia dos horrores que começam a assomar seu pequeno mundo...

3° estilo de escrita: Lovecraft pode parecer prolixo, talvez seja mesmo em vários momentos, no entanto, sua prosa tem uma característica elementar, "tornar o conhecido desconhecido", leia-se: a todo momento o mundo, a natureza, o tempo e os fenômenos recorrendo se tornam algo com muitos sentidos a todo momento se insinuando como algo estranho, insólito, Weird. O que conhecemos carrega além de sua substância, suas aproximação, qualidades ocultas, uma floresta é mais do que simples árvores, geografias não são padrões ao que sabemos, até mesmo uma pedra tem sugestão de eras anteriores ao Ser humano... Nisso reside seu poder e sua qualidade de prosa "prosaica" exceto que o poético nele reside no mar de possibilidades a cada instante e assim o mundo desconhecido é um novo mundo de possibilidades extra-cósmicas ou sobrenaturais ao racionalismo moderno.
comentários(0)comente



Lucas1997 31/12/2023

Bom
Gostei do livro, primeiro que leio do lovecraft. Tem algumas partes um pouco chatas.
Achei a ilustração muito boa.
comentários(0)comente



Esnyfay 08/11/2023

É um livro.
Tenho a minha opinião completa sobre esse livro no meu canal do YouTube Estephanaria. Brota lá pra dar uma olhada e comenta no vídeo pra gente conversar sobre!
comentários(0)comente



Nena. 26/10/2023

Gostei muito de como o livro instiga a curiosidade! só sinto que o que era pra ser o ápice da história decepcionou um pouquinho, poderia ter trabalhado mais o medo no leitor. achei a tradução horrenda.
comentários(0)comente



Douglas14 18/08/2023

Confuso para mente pequenas
Esse livro foi ums dos primeiros que eu peguei para ler, e gostei muito, no começo ele se mostrar se confunso no médio voce começa a se desenvolver no livro, e ao chegar no final parece q vc tá no início.
Recomendo muito para pessoas quê queiram uma experiência nova, além de ter artes muito boas
comentários(0)comente



Alessandra.Stanki 26/05/2023

.
Acho que 3 estrelas é o suficiente para este livro. Eu não sei bem oq eu achei deste livro, pq tipo, o começo dele foi bem chatinho, mas suportei e logo depois ele foi "melhorando" mas não o suficiente para me "prender" na leitura. O legal do livro são os desenhos que tem de duas em duas páginas, assim fica mais fácil imaginar a cena e assim parece que a leitura vai muito mais rápido
comentários(0)comente



Denguinho 22/04/2023

Irei reler.
Ganhei este livro da escola, ano passado, estava cursando o nono ano do fundamental.
Confesso que quando estava lendo eu não estava focada na leitura, por isso, não lembro muito dos acontecimentos mas sei que a história é extremamente envolvente.
As ilustrações são muito bem detalhadas ao ponto de fazer arrepiar os fios de todo o corpo. Mesmo não sabendo da história só de olhar para as ilustrações dá um certo medo.
Lendo comentários sobre o livro cheguei a conclusão de que preciso reler ele. Agora com foco para entender o que acontece.
É um livro muito bonito e mistério, minha vontade de realmente me envolver na história é muito grande.
Recomendo muito!!
comentários(0)comente



Jonathan68 17/03/2023

Entregou o que prometeu, horrores
Foi minha primeira leitura do Lovecraft, então é de se esperar que eu tenha ficado confuso, mas gente plmds, a única coisa que eu entendia era as imagens.
É perturbador? SIM.
Agora, dá muito medo? Não.
Acho que foi essa quebra de expectativa que me deixou meio "nhé", pq eu achava que ia ser um terrorzão, que eu ia ficar noites sem dormir, mas não foi tudo isso. Mas tirando essa minha chatice, o livro é uma ótima leitura rápida, já que é bem curtinho.
Leria de novo? Não.
Recomendo? Com certeza.
comentários(0)comente



@gejah_ 15/02/2023

O livro é legal, fiquei muito muito curiosa pra entender que diabos era o horror de dunwich, li o livro da metade pro final numa sentada só. é o tipo de terrorzinho q gera essa curiosidade e nossa na cena principal assim do horror eu achei muito envolvente. PORÉM senti um um arzinho racista ali numas descrições a respeito de um dos personagens.
comentários(0)comente



Wallisson0 01/02/2023

Incrível!!
O livro que me fez ter certeza da minha paixão por esse gênero. A atmosfera que o autor cria com sua escrita detalhista e e criatividade é coisa de outro mundo. A história é muito boa e os personagens são autênticos (alguns bem macabros). Pretendo ler mais obras do Lovecraft, pois essa valeu cara minuto!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manurenata 30/12/2022

Não me entreteu. Comecei a ler e fui me perdendo, tem algumas partes muito boas (as imagens principalmente) mas tem algumas que eu ficava meio "o que está acontecendo?"
Talvez eu reeleia, mas, por enquanto, não recomendo.
comentários(0)comente



Gabizinha21 16/12/2022

Que livro
Esse livro realmente me surpreendeu, por ser um livro curto e que te prende e faz criar se um apego pelos personagens e com uma devera ansiedade de entender o que vai ocorrer ao longo da história, que história incrível, um terror psicológico tão curto e maravilhoso, uma escrita um pouco difícil de entendimento mas eu realmente adorei.
comentários(0)comente



26 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR