Graziele20 16/08/2024
O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
?=" Nossa casa não é uma contratação, ou uma rua, ou uma cidade, ou coisa alguma tão artificial quanto is tijolos e a argamassa. O lar é onde mora a família de alguém "
?= Bruno é um garotinho de 7 anos que vive com seus pais e não tem a mínima noção do que está acontecendo em seu país, nem das guerras, nem do horrível Holocausto dos judeus. Um dia, a família de Bruno avisa que ele vai se mudar, e nesse momento a vida dele perde a cor. Ele deixa para trás seus melhores amigos e vai morar em uma casa isolada, longe de tudo e de todos, onde fica sem ter o que fazer durante o dia.
Certa vez, Bruno vê da janela do seu quarto uma cerca enorme e, do outro lado, várias pessoas vestindo pijamas listrados. Isso desperta sua curiosidade, mas também um certo receio. E em um dia de exploração, ele decide ir até ela, lá ele encontra um menino da sua idade, chamado Shmuel, que fica do outro lado da cerca. A partir desse encontro, uma grande amizade surge entre as duas crianças, e Bruno começa a ir vê-lo todos os dias, escondido de todas as outras pessoas. Até que eles têm uma ideia, que vai mudar de forma trágica o fim de tudo.
?="Você é o meu melhor amigo Shmuel. Para a vida toda."
????= Antes de ler este livro, eu já havia assistido ao filme, então tinha uma noção do que me aguardava. Esse foi um livro extremamente marcante na minha vida e muito emocionante. A escrita do autor foi excelente, e me deixou super envolvida na história e nos acontecimentos.
Achei incrível a forma como Bruno era inocente e como tantas coisas ruins estavam acontecendo sem que ele tivesse consciência disso. Mesmo no final de tudo, ele ainda confiava e acreditava nos "bons soldados".
É um livro extremamente necessário e muito triste, que retrata um pouco do que os judeus sofreram, mesmo sendo ficcional.