Sonetos

Sonetos Luís de Camões




Resenhas - Sonetos


67 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Khaolinha 29/12/2022

Preciso de serotonina porque esta leitura foi deprimente.
Como me sinto depois de ler este livro: DEPRIMIDA.
Eu devo me odiar pra pegar um livro assim em pleno final de ano que por si só já tem uma bad vibes pesada.
comentários(0)comente



Sabrina466 28/11/2020

Só a Unicamp pra me fazer ler poesia... Mas gostei pq é Camões
Muito amorzinho
comentários(0)comente



Perdida_nas_Estrelas 01/07/2023

Foi uma tortura ler os sofrimentos de Camões, era choro atrás de choro. Poréeeem, acabei ficando doente no meio da leitura e até que me compadeci por alguns sentimentos presentes em alguns sonetos.
No geral, é muito pedante, não sei, não é uma leitura gostosa, estava na minha estante há tantos anos que me obriguei a ler.
comentários(0)comente



Brianna 11/09/2021

Leitura difícil para mim
Gente, sofri para ler ? Eu achava que era alfabetizada até ler esse livro ? Eu gostei de ver o quão romântico Camões era, provavelmente, iriam chamar ele de [*****]hoje em dia.
Recomendo que leia esse livro com bastante calma e paciência. Pena que estou lendo ele para o vestibular, mas acho que se não houvesse a pressão do vestibular eu teria desistido. Admiro você que já consiga entender esse tipo de escrita, ainda não cheguei nesse patamar. Você tem dicas?
E aí, o que achou do livro?
Qual o livro clássico que você mais teve dificuldade para ler?
Para mim foi esse, eu lia e parecia que não tinha lido nada.
Rafael 24/12/2021minha estante
Dica: Escolha uma boa edição como a da Ateliê que ajuda bastante na leitura.




Karol 21/02/2022

Li obrigada, apenas porque vou prestar vestibular. Não curto esse tipo de livro, sonetos não é comigo.
comentários(0)comente



Kath 21/06/2021

Livro de cabeceira ????
Meu livro de cabeceira, o que fazia meus amigos me perguntarem qual era o meu problema por ficar lendo e relendo os sonetos na hora do intervalo e aulas de exatas kkkk
Foi por meio de Camões que decidi cursar Letras na faculdade.
Apaixonante!
comentários(0)comente



Maria 01/05/2022

Não consigo ??
Cara eu queria muito gostar do corninho português, mas assim? k
Alguns sonetos eu consigo realmente gostar como ?sete anos que Jacob servia?, que é o meu favorito
Mas acaba ficando maçante porque você tem um livro com sla 60 sonetos de Camões e a maioria aborda os mesmos temas da mesma forma.
Não nego que o autor é um gênio, um Shakespeare português por assim dizer. Mas eu não acho que só por ser um gênio tudo que ele escreve deve ser endeusado.
Além disso paga tanto de romântico mas deixou a namorada morrer afogada pra salvar Os Lusíadas ?? KKKKKKKK
Enfim, não sou muito fã desse gênero mesmo, mas em relação às análises eu prefiro o livro publicado pela UNICAMP, apesar de serem só 20 sonetos lá
comentários(0)comente



incensodelavanda 08/03/2023

Tentando sair da ressaca
Foi uma leitura muito crua, realista e dolorida. Eu devo ter demorado quase um mês pra ler (ressaca literária?) mais acho que isso que tornou a leitura cativante
comentários(0)comente



Regiane359 15/03/2023

Conheci os sonetos do Camões através dessa novela que assisti com os meus 10 anos e desde então tentei procurar os benditos sonetos, mas nunca encontrava.

No fundamental não achei e muito menos no ensino médio. Também não tinha internet e em nenhum lugar achei esse livro, que tanto queria.

Lembro que eu amava essa novela e quando começava eu corria para a sala e ficava encantada com esse casal. Até hoje não entendo, mas bem.. Graças a esse soneto conheci diversos escritores da nossa literatura que hoje, tenho muito orgulho.
comentários(0)comente



M. T. Mota 18/08/2020

Espetáculo
Aqui eu apenas estou registrando a resenha para cumprir o desafio dos livros. Depois eu farei as resenhas adequadas :)
comentários(0)comente



Marcos606 06/11/2023

O soneto é uma forma de verso fixo de origem italiana que consiste em 14 versos que são tipicamente iâmbicos de um metro e meio, rimando de acordo com um esquema prescrito. Único entre as formas poéticas da literatura ocidental, pois manteve seu apelo para os principais poetas durante cinco séculos. A forma parece ter se originado no século XIII entre a escola siciliana de poetas da corte, influenciada pela poesia de amor dos trovadores provençais. De lá se espalhou para a Toscana, onde atingiu sua expressão máxima no século XIV nos poemas de Petrarca. Seu Cancioneiro - uma sequência de poemas incluindo 317 sonetos, dirigidos à sua amada idealizada, Laura - estabeleceu e aperfeiçoou o soneto petrarquiano (ou italiano), que continua sendo uma das duas principais formas de soneto, bem como a mais utilizada. A outra forma principal é o soneto inglês. O soneto chegou a Portugal pela via espanhola cujo grande representante é Luis de Góngora.

De espontaneidade, ironia delicada e fraseologia picante de seus versões elevou a poesia cortês ao seu mais alto nível. No entanto, se tivesse permanecido na corte portuguesa, não teria alcançado o pináculo, apesar do seu talento artístico consumado. Camões trocou a vaidade e a superficialidade da vida na corte pelas dificuldades da vida de um soldado na África e na Índia, e a troca enriqueceu imensamente a sua poesia, pois ele não precisava mais se conformar aos padrões exigidos nos círculos da corte, e, mais importante ainda, tão profunda foi a angústia que experimentou por causa do exílio de casa e das provações pelas quais passou no Oriente, que sua angústia se tornou parte integrante do seu ser, permitindo-lhe entregar-se à ansiedade carregada de solidão um tom novo e convincente, único na literatura portuguesa. Seus melhores poemas vibram com a nota inconfundível do sofrimento genuíno e da profunda sinceridade de sentimento. É esta nota que o coloca muito acima dos outros poetas da sua época
comentários(0)comente



@bibliotecagrimoria 24/11/2022

Ícone do classicismo português. As referências na elegância dos sonetos desse livro à mitologia grega é feita com uma qualidade e nível inigualados na língua portuguesa. Pra quem pretende ler é necessária atenção, alguns sonetos têm uma estrutura um tanto difícil de compreender.
comentários(0)comente



Leo 01/05/2020

Essência do classicismo
Influências classicistas são claras em sua obra principal, Os Lusíadas, porém ganham as nuâncias líricas nesta coletânea de sonetos que o épico não tinha. Trata-se principalmente dos tema da efemeridade da vida (que envolve o carpe diem, remetendo ao poeta clássico Horácio e outros) e o amor em diversas abordagens, novamente remetendo a antiguidade.
comentários(0)comente



Elexandra.Amaral 08/04/2021

Busque, Amor...
Dizem que Camões amou muito e, por isso, escreveu tanto sobre o tema. Não posso atestar a veracidade dessa afirmação, porém dizer o óbvio sobre seus sonetos: são belíssimos, esplêndidos!
comentários(0)comente



hay anne 01/12/2022

Luís de Camões, vc tá bem? ?
Achei bem depressivo, faz muito tempo que o li, mas a tristeza a angústia nos sonetos de Camões nunca saíram de minha memória.
Ele consegue passar muito bem o que ele sente através das palavras e eu achei isso incrível.

Além disso, não só de depressão vive Camões, temos vários sonetos sobre mitologia também, que eu achei super interessantes. Os meus favoritos!
A escrita dele é muito linda, por mais que haja palavras bem "ultrapassadas" e difíceis de entender (claro ne).

Gostei, não tenho mais o que dizer.
Fiquei com dó de tanta dor que Camões sentia, meu Deus que "sofrência" desse homem, viu? Mas foi uma experiência boa, eu acho.
comentários(0)comente



67 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR