M. Lima 23/11/2023
O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón
Na Barcelona de 1920, logo após a ?Grande Guerra?, acompanhamos a vida do jovem escritor David Martín. Ao chegar no ápice do fracasso profissional, o personagem inicia uma jornada rumo ao sucesso quando é convidado a escrever pequenos contos para o jornal onde trabalhava. Tempo depois, Martin sai da redação para compor folhetins para dois novos empregadores, porém sob um pseudônimo, portanto, mais uma vez, não sendo reconhecido por suas obras.
Por fim, David é contratado por um editor misterioso que se apresenta como ?Andreas Corelli?. Sua missão: Escrever um livro religioso, um Evangelho que possa embasar uma nova religião e alcance para convencimento dessa ?fé", desde crianças até adultos e pessoas de todas as classes.
Martín vai bem em seu novo trabalho até que o mesmo percebe que há uma grande trama em segundo plano sobre o suposto patrão e livro; além de personagens do passado que começam a interagir com seu dia-a-dia.. O Jovem vê sua vida sendo invadida em todas as áreas. Sua família, seus amigos, seu interesse amoroso, sua própria casa onde mora, etc? agora, fazem parte desse jogo e nosso escritor deve decidir, se o que está fazendo realmente vale a preço que ele há de pagar.
O Livro aborda diversos temas em seu desenvolvimento: A busca pela fama, o poder da religião, questões filosóficas de vida e o lado obscuro da humanidade, são alguns exemplos. Zafón desta vez, entram de cabeça no âmbito sobrenatural, não apenas flertando, como havia feito em ?A Sombra do Vento?.
Indo para a parte conclusiva do livro, David, como conhecedor e visitante do ?Cemitério dos livros esquecidos?, nota que é protagonista de algo que vai além do físico e material e assume seu papel de jogador no Jogo do Anjo. O final é surpreendente e misterioso, têm muita ação, muito mistério, muita reviravolta, respostas às questões deixadas durante o desenvolvimento e também, perguntas sem respostas que caberá ao leitor deduzir, ou não. por fim, fica a recomendação a leitura dessa obra magnífica.