Satsuma Gishiden - Volume 2

Satsuma Gishiden - Volume 2




Resenhas - Satsuma Gishiden


36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Caio383 11/12/2023

Marcante e ótimo para quem gosta da temática , mostra com realidade como era o Japão antigo. Em relação ao traços, simplesmente incrível!
comentários(0)comente



_Jorgeft 21/09/2023

Samurai com muito diálogo...
Adorei toda a narrativa desse mangá, o volume é excelente e esse segundo volume não fica atrás. Todo o período feudal japonês é extremamente bem reproduzido e as temáticas abordadas são excelentes, sem fala na arte FENOMENAL do Hirata!

Sim, o mangá tem bastante diálogo, as vezes dá pra se perder entre eles, mas no geral a trama segue um fio de compreensão muito bom.
comentários(0)comente



Gabriel 11/04/2023

Esse volume não agregou muito na narrativa principal, apenas deu mais profundidade para alguns personagens a partir de pequenos contos. Achei que foi uma leitura mais morna comparada com o volume 1
comentários(0)comente



Léo 22/02/2023

Samurais são humanos.
Isso é ouro! É o tipo de leitura necessária nos dias de hoje, e ajuda a desmistificar a figura do samurai e a interpretação de o que é o bushido. No final, samurais são humanos... e falham muito.

A forma narrativa que Hiroshi Hirata emprega no formato de pequenas histórias separadas que formam um todo do motivo principal (que é a construção de uma barragem contra enchentes, executada pelo clã que oferece mais perigo ao xogunato, os Satsumas), são o grande charme aqui. Aqui não só o próprio código samurai é testado, como também os fatores que ele abomina, como luxúria, ganância e egoísmo. A ação é muito bem desenhada aqui, e o manga não se exime em mostrar violência ou situações pesadas para o leitor. Aqui, um retrato de realidade, junto ao famoso folclore de alguns personagens do Japão, é uma junção de forma inteligente em se contar uma história de samurais interessante e principalmente, factível.

Nota 5/5.
comentários(0)comente



Wander 30/11/2022

Arte impressionante
O mangá do Satsuma Gishiden, escrito por Hiroshi Hirata é um clássico que foi publicado originalmente no Japão entre 1979 à 1982 que conta a história dos samurais de Satsuma durante a era Edo, século 17 (1601 - 1700), em um momento em que o Japão em que os samurais não eram mais necessários como guerreiros.
comentários(0)comente



ewertoncomw 11/10/2022

A continuação épica da obra de Hiroshi Hirata
O volume 2 de Satsuma Gishiden explora os percalços e intrigas que os Leais Guerreiros de Satsuma precisam enfrentar após acatarem a ordem do governo Tokugawa para conter as enchentes de uma região de ilhotas.

Deixar de lado o seu orgulho de bushi e encarar as consequências de seus atos são os deveres que cada um deles deverá seguir pra honrar a memória de seu senhor.

Mantendo a beleza de seus traços Hiroshi Hirata transpassa através deles toda emoção sofrida pelos bushis de Satsuma durante esse volume. Espero que ao ler o volume 3 eu encontre novamente essas características presentes.
comentários(0)comente



Junior Melo 03/10/2022

O segundo volume segue a mesma linha narrativa do primeiro, agora vemos o desenrolar da missão dos Bushis ao abdicar de suas posições para se tornarem trabalhadores braçais em uma terra distante. O tom político novamente me agradou demais e novamente me espanto com a maneira como Bushido tratava a vida humana com tão negligência.
comentários(0)comente



Nerdilizando Tudo 17/04/2022

Perfeito é pouco
Nesta série de 3 volumes vamos ver a trajetória dos orgulhosos guerreiros de Satsuma que são incumbidos peli governo da uma missão impossível de ser realizada.
comentários(0)comente



Marcos 07/04/2022

A história do Japão em mangá.
Satsuma Gishiden não é só um mangá espetacular sobre samurais, é também um mangá que fala da história do Japão, sua geografia, religião, cultura, economia, valores, etc. O que torna a sociedade japonesa um exemplo a ser seguido para muitos, foi moldado através dos séculos não só por pessoas mas também por mitos e lendas que se entrelaçam com a realidade.
comentários(0)comente



Bárbara | @barbaraeoslivros 05/04/2022

Quem quer a salvação encara seu próprio inferno?
Satsuma Gishiden - vol. 2

A segunda parte da jornada dos leais guerreiros de Satsuma é marcada pela trajetória e chegada nas terras do clã Shimazu, local onde serão construídas, pelos bushis de Satsuma, as barragens de contenção para evitar as terríveis enchentes que assolam os camponeses da região.

Nesse segundo volume, senti que as histórias são mais desconectadas entre si, o que tornou, pelo menos para mim, a leitura mais quebrada, não senti tão fluída quanto no primeiro volume.
São causos e lendas do período histórico do Japão feudal que demonstram de forma magistral a riqueza cultural do Japão.

O que mais me chama atenção nessa grande obra de Hiroshi Hirata é a pesquisa que ele deve ter feito para compor esse cenário incrível com tantos detalhes históricos e culturais.
A retração do código de honra e do comportamento dos samurais de Satsuma, sua motivação e forma de argumentar e resolver conflitos é impressionante.
A obra é belíssima, o traço do mestre Hirata é detalhista e cuidadoso, mas também intenso e impetuoso quando necessário.

Uma grande obra.
Um retrato da história e cultura do Japão que vale a pena conhecer trazido ao Brasil pelas mãos talentosas do pessoal da @pipocaenanquim
comentários(0)comente



João 14/02/2022

A saga continua...
Nesse segundo volume das Crônicas dos Leais Guerreiros de Satsuma somos apresentados ao novo cenário em que os samurais transformados em operários se encontram.

Incumbidos de construir vários e vários quilômetros de barragem, esses bushis deslocados precisam encontrar em si mesmos a humildade e força de vontade para seguir com sua missão enquanto o xogunato procura sempre dificultar suas vidas.

Com belíssimas ilustrações, que são verdadeiras obras de arte, Hiroshi Hirata nos apresenta alguns núcleos que vão se fundindo para contar a história. História esta que, além de contar com acontecimentos reais, são verdadeiras inspirações de força de vontade, integridade, humildade e sabedoria.

Uma obra que definitivamente vale a pena para todos os amantes de mangás e da história japonesa.
comentários(0)comente



LucasLucena 13/02/2022

Obras de contenção
Neste volume, começam de fato as obras de contenção das águas, e podemos ver todo o sofrimento e descriminação, sofridos pelos homens de Satsuma, a incredulidade dos camponeses das ilhas quanto a qualidade das obras, as inconveniências, corrupção e tentativas de desmoralizar os bushis por parte do governo Tokugawa. Todo este acontecimento histórico narrado por Hirata, através de breves histórias dos leais guerreiros.
comentários(0)comente



Henry 19/12/2021

Uma aula sobre cultura japonesa
Continuando o épico, nesse segundo volume o nível caiu um pouco.

É inegável que Hiroshi Hirata tem um traço incrível e característico, claro, mas o roteiro decaiu, na minha visão.

O mangá fala muito sobre política, honra, lealdade e princípios; no entanto, esses assuntos, na grande maioria, são abordados de forma lenta e maçante.

Para quem deseja conhecer mais sobre a história do Japão Feudal e sua cultura, tá aí um prato cheio, porém é importante frisar que a história se perde algumas vezes e os contos começam a soar repetitivos.

Vale a pena? Vale, para seguir a trilogia cronologicamente.
comentários(0)comente



Luiz819 28/09/2021

Continuando uma obra prima
Eu já teci muitos elogios na parte 1 dessa obra e eles continuam aqui. A acuidade histórica é fenomenal e a arte belíssima.
Nessa parte da obra temos a chegada do clã de Satsuma na região dos rios. A grande questão explorada é como "antigos" samurais vão lidar com as obras para conter as enchentes. No entanto, mais do que uma questão de engenharia, terão que lidar com o orgulho samurai. Lendo essa obra você tem uma visão clara do que é o Bushido e como ele extrapola um mero conjunto de regras para se tornar algo intrincado a própria definição da vida de um samurai.
De fato, esse conflito envolvendo orgulho e respeito, no qual um guerreiro passa a ser um construtor, vai gerar uma série de contos dramáticos que irão mostrar todo o pensamento e filosofia da vida dos samurais no fim do período Edo.
comentários(0)comente



36 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3