A Instituição Negada

A Instituição Negada Franco Basaglia




Resenhas - A Instituição Negada


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Inês-sp 20/10/2015

A instituição negada
Abandonei a leitura temporariamente por ser um livro muito técnico e muitas vezes cansativo, mas é uma leitura quase obrigatória, além de ser um livro raro nos dias de hoje, para quem se interessa por psiquiatria e a reforma psiquiátrica. Escrito e organizado por Franco Basaglia, o médico psiquiatra que idealizou a reforma psiquiátrica, conta como o sistema de internação em hospitais fechados como os de Gorizia e Trieste na Itália se transformaram com o novo sistema de desinstitucionalização e todas as resistências por parte da equipe, como eram as reuniões, como os pacientes eram avaliados como capazes para irem para o novo sistema aberto, etc.
Já conhecia o livro do tempo em de faculdade e depois que conhecer o hospital de Trieste, me interessei ainda mais, pois agora o local é um parque lindo, aberto a população, onde existe um serviço de saúde mental mas também outras coisas foram inseridas no parque como uma pare da Universidade de Trieste. O parque é muito grande, lindo e o que mais me impressionou foi a paz que senti, a sensação boa, muito verde, muitas árvores e ele ficou mais conhecido ainda pois se transformou num imenso roseiral que na primavera mostra mais uma beleza. Abandonado não...parado temporariamente.
comentários(0)comente



Rivanio.Raimundo 08/11/2015

O inicio da desistituciuonalização
Neste livro é relatado o inicio do processo de desinstitucionalização psiquiátrica, que ocorre na Itália com o trabalho de Franco Basaglia .
Historicamente temos a institucionalização psiquiátrica, que é baseada na cura á doença mental, tendo como método de tratamento a exclusão do individuo numa instituição responsável por este objetivo, o asilo, lugar de exclusão dos considerados "loucos" por um longo período histórico.
A desinstitucionalização se inicia com o processo de abertura das grades e os considerados doentes são tratados de forma mais humanizada e são vistos na sua completa subjetividade e individualidade. Com este processo no hospital de Gorinzia, lugar de atuação de Franco Basaglia. de forma gradativa é aberto os pavilhões e os indivíduos tratados começam a ter novas experiências de seus tratamento, sendo submetidos a experiência de liberdade e responsabilidade dentro da instituição e o controle dos sintomas com a aplicação de medicamentos de acordo com a gravidade sintomática.
Esta experiência passa a ser modelos para em seguida começa todos um processo que se espalha a Itália para a Europa e chagar ao Brasil, que será chamada de Reforma Psiquiátrica.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR