O Eterno Marido

O Eterno Marido Fiódor Dostoiévski




Resenhas - O Eterno Marido


252 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Maria11360 18/07/2021

Quando o passado bater a sua porta ...
Veltchaninov, que nesse período, vivia constantemente incomodando com lembranças do passado; erros, arrependimentos e certa melancolia, vê - se agora diante de um personagem, deste mesmo passado, que não só o persegue com recordações e pesares como também trás em seu encalço o saldo de suas atitudes torpes.
Tive dificuldades no início da leitura, pois o autor se demorou descrevendo o estado de espírito do personagem, porém logo a história de fato começou a se desenrolar e que história! Impressionante como Dostoievski conseguiu em tão poucas páginas desenvolver uma narrativa tão rica de acontecimentos, sentimentos e observações. Amei demais!
comentários(0)comente



leonardo.capis 28/06/2021

Dostoiévski! Novamente, o mago da literatura russa! Se em "Notas do subterrâneo" o autor me acendeu uma chama, com o texto de "O eterno marido" me queimou por inteiro. Este livro me foi dado de presente, e logo no seu início tive a ótima sensação de que não poderia ter ganhado outro melhor.

Em "O eterno marido", o personagem de Vieltchâninov é perturbado pelo aparecimento insistente da figura de um homem de crepe no chapéu. A perturbação vem pela estranha sensação de que aquele homem não é para ele um completo desconhecido, então, logo o mistério faz-se resolvido: trata-se de Pavel Pávlovitch, amigo de anos atrás que agora o faz uma visita, não só para rememorar tempos passados, mas também para informar do falecimento de sua esposa, que fora também amante de seu interlocutor.

Devorei este romance. A história é extremamente magnética e não consegui obedecer nem mesmo às pausas que meus olhos me pediam. O jogo psicológico é de uma sedução irresistível. A relação entre os personagens é também criadora de uma tensão maravilhosa - o comportamento enigmático de Pável é realmente tortura para Vieltchâninov; o que pode ser pior quanto à dúvida de um segredo revelado?

Muito interessante também neste livro observar mais um desenvolvimento do tipo subterrâneo, conceito presente em "Notas do subterrâneo", agora também na figura do eterno marido; Pável parece estar sempre à beira da convulsão, mas como bom subterrâneo que é, se afrouxa e, consequentemente, se humilha perante Vieltchâninov. Apesar disso, o personagem, talvez mais por um desejo de quem lê - o meu, no caso - ganha uma áurea ameaçadora que acrescenta um suspense que faz toda a diferença para o romance.

Importante ressaltar que o meu devorar deste livro está muito ligado à qualidade do texto de Dostoiévski - o que me faz querer ler o maior número de obras possível desse autor. Os diálogos entre Vieltchâninov e Pável, apesar da simplicidade, contém uma riqueza psicológica admirável. Infelizmente, o romance é curto e passa muito rápido (como tudo que é bom). Pela preciosidade do livro enquanto conteúdo, fui surpreendido pela facilidade de leitura da obra e de seu vocabulário simples, porém, certeiro e cuidadoso.

Com absoluta certeza este será apenas o segundo livro de muitos que ainda lerei deste escritor; sou mais uma vítima do imenso talento que o russo possuía. Diferentemente de "Notas do subterrâneo", indico este romance para um número muito maior de pessoas e fico muito satisfeito com isso: acredito que "O eterno marido" seja uma porta de entrada para muitos leitores que queiram conhecer Fiódor Dostoiévski um dia. Que assim seja!

site: https://trincheirasdoocio.wordpress.com/2021/06/28/o-eterno-marido/
comentários(0)comente



carolmureb 22/06/2021

Mais um "Dostô" pra conta e assim seguimos tirando o atraso do Projeto de Leitura "Lendo Dostoievski em ordem cronológica" da Isa Vichi. ??
Um livro curto que mistura humor, suspense e temas caros a Dostoievski, como a questão da consciência do mal, do crime cometido ou a cometer-se. Tenho a sensação de que "Dostô" sempre levanta a questão "como é que pode a pessoa fazer isso ou pensar aquilo, etc?". E está conectada com a questão da natureza humana... Como é possível alguém... Gostei muito do livro, como normalmente gosto das obras dele porque me fazem pensar no ser humano.
*
"Envelhecera não tanto pelo número dos anos, mas, por assim dizer, pela qualidade, e que tais males começaram por dentro e não por fora" p. 10.
*
"Os grandes pensamentos originam-se mais de um grande sentimento do que de uma grande inteligência" p. 159.
comentários(0)comente



Isabela.Tarosso 17/06/2021

A obra tem uma mistura bem equilibrada de suspense, drama e humor. Acho que o mais interessante na obra é a construção do personagem Páviel Pávlovitch, que é totalmente contraditório e espontâneo. Inclusive durante alguns momentos me perguntava porque o autor não escolheu contar a história da perspectiva desse personagem, mas no final acho que dar o protagonismo para o Vieltchâninov acabou dando um suspense que não teriamos pela perspectiva do Pavlovitch. Enfim, recomendo a leitura!
comentários(0)comente



isa.fsgomes 14/06/2021

O eterno marido, Fiódor Dostoiévski (1870)
Como não gostar de uma obra de Dostoiévski? Como sempre, uma narrativa completa, muito bem estruturada e com personagens e humor característicos dele.

O Eterno Marido me surpreendeu de várias formas, muito positivamente. Amei o suspense do começo ao fim e também me envolvi muito nos momentos de tragédia e comédia. Em nenhum outro livro vi tanta imersão nos costumes locais da época, achei isso bem interessante.

Enfim, recomendo.
Leiam Dostoiévski e o amem para sempre.
comentários(0)comente



Lucianalg 28/05/2021

O eterno marido
Primeiro livro que leio do autor. Tem um lado cômico mas traz personagens tristes com uma realidade que vai se repetindo ao longo de suas vidas.
comentários(0)comente



Suzana 27/05/2021

A trama gira em torno do reencontro entre Pável Pávlovitch e o Vieltchâninov, que por sua vez, foi amante da ex-mulher de Pavel, a Natalia. O tom de suspense se dá ao tentar descobrir, se Pavel sabe ou não, do caso entre os dois. O humor também está sempre presente, não só no jeito caricato de Pavel como nos diálogos entre eles. Enfim, recomendo. E tem muitas outras coisas que acabo não citando aqui ih ih ih
comentários(0)comente



Kirla 17/05/2021

O Eterno Marido começa com um homem hipocondríaco, com um sentido de vida meio sem sentido, e que, nos seus devaneios, encontra um rosto conhecido na multidão das ruas. Embora não lembre de onde o conhece. Descobrir quem é esse homem de luto vai trazer tristezas e agitações para sua vida tão vulgar e deixar nosso herói com mais dúvidas e questionamentos do que antes.
comentários(0)comente



Carolina 09/05/2021

#31 Romance curto e bem divertido
É um romance curto que fala sobre um homem traído e é bem divertido. É uma boa oportunidade para ver o lado mais cômico do Dostoiévski.
comentários(0)comente



Jeni 04/05/2021

"Um mergulho leve de Dostoiévski na alma humana."
A literatura russa é um grande oceano. E dentro dele existe um continente de grandes dimensões chamado Fiódor Dostoiévski. Dessa vez li mais uma de suas obras.
O eterno marido, publicado pela Editora 34 em 210 páginas traz mais uma história na qual prevalece o mergulho psicológico do autor na alma humana através dos personagens que ele criou.

A história que ele conta se passa em São Petesburgo, nos anos 50 do século XIX e começa com o personagem Aleksiéi, um homem de alma inquieta, que vive assaltado por pensamentos e insatisfeito com a vida que leva.

A impressão que tive lendo este trabalho é que Dostoiévski consegue colocar com argúcia em seus textos a capacidade de entrar no pensamento íntimo dos seres humanos a tal ponto que é possível navegar no turbilhão da alma, nas nossas corriqueiras ou importantes divagações interiores. Fazendo uso de diálogos misturados à narração em terceira pessoa, ele explora no texto a descrição de sentimentos e fatos como culpa, traição e vingança, tão presentes nos recônditos escuros do homem. Um livro que mais parece um olhar com lupa para dentro de quem somos.
comentários(0)comente



Sue 25/04/2021

Foi mais fácil do que eu imaginava
Muito nova eu li Crime e Castigo é fiquei "traumatizada" pelo estilo de Dostoievski. Passei mais de 15 anos sem nunca mais ler um livro dele. Esse seria um bom livro para adentrar o universo desse autor. Eu diria que de fácil compreensão e não tão extenso nos sofrimentos dos personagens, é uma história bastante ativa em tão poucas páginas. Fala de casamento e infidelidade, da mulher, coisa até rara em literatura clássica. A mulher sai do livro como prática e calculista, o marido como manso e o amante é o único que sai bem nessa história, mas esse livro foi escrito mesmo para desprezar o que ele chama de "eterno marido". Foi até prático demais, acabou deixando a impressão de que morte é menos grave do que adultério. É um jeito fácil de conhecer o autor, mas não é uma obra prima.
comentários(0)comente



Julio.Argibay 20/04/2021

Algo no ar
 

O eterno marido é um romance do mestre Dostoievisk. Sem mais delongas vamos a ele. Veltchanínov é um fidalgo pertencente a alta sociedade, mas no momento não está tão bem financeiramente, porém está num litígio que se for favorável a ele a sua situação melhorará muito. O cara é um sujeito hipocondríaco, que sofre de uma certa tristeza, de insônias, etc e tal. Além dessas características ele, atualmente, ainda vê na rua, ocasionalmente, um homem com uma fita de luto no chapéu, mas não sabe quem ele eh. Este fato o incomoda muito, pois é como se este senhor, através de seu olhar, deixa transparecer que o conhecesse, já há muito tempo. Atualmente, Veltchanínov tem vontade de passar as férias no sul da Rússia, porém o dito litígio marcado para breve o impede. Numa noite qualquer, ele percebe a presença do dito homem de luto em frente à sua casa. Ele o observa atravessar a rua na intenção de invadir a casa dele. Assim, acho que encerramos o primeiro ato. Depois do encontro entre os dois, já posso esclarecer que o dito senhor é uma antigo amigo de 10 anos atrás de nome Pävel Pavlovitch Trussóísk. Os dois têm uma conversa esclarecedora. Algumas resenhas foram relembradas. O homem conta sobre a morte da esposa dele de nome Natália Vassílievna. Essa senhora também foi amante de Veltchaninov na época. Depois do rompimento do romance ele foi para Petersburgo e nunca mais voltou a vê-la. Naquela época, chegou na cidade um jovem alferes que chamou a atenção da senhora. Então, ela providenciou em seguida a partida de nosso protagonista da cidade. Após o encontro dos amigos ou inimigos, Veltchanínov vai à casa de Pävel e é apresentado a Lisa, filha do amigo (será?) A menina nasceu logo após a saída dele da cidade. Bom, aqui temos um climasso, né. Devido à falta de condições de Pavel criar a menina e das suspeitas do protagonista, Lisa foi levada a casa dos Pogoréltsev a contra - gosto da menina. Ele conta a Klávdia Petrovna, dona da casa e amiga, sobre sua filha. Parte da estória ela já sabia. Ele volta para casa para conversar com Pavel e leva-lo até Lisa. Já na casa conversaram, discutiram, mas nada foi esclarecido sobre a relação entre eles do passado e ele acaba indo só para visitar Lisa. Algo muito ruim acontece e a relação entre eles piora muito. Depois de algum tempo Pavel faz um convite a Veltchanínov. Ele aceita meio desconfiado. Aquele clima entre eles ainda persiste, há algo no ar. Então, os dois seguiram para a casa dos Zakhlebínin. Lá, ele conheceu os pais e as irmãs da pretendente de Pavel. Foram momentos divertidos, em seguida voltaram já num clima não amistoso. Ao chegarem na casa de Veltchaninov eles recebem a visita de outro pretendente de Nadejda, o jovem Lobov. Depois da reunião e das discussões o menino vai embora. Logo depois, Veltchaninov se sente mal e é medicado. À noite, Pavel mostra suas intenções. Dois anos depois, os dois se encontram numa estação, em mais um momento insólito. Neste último encontro o romance se encerra. Esta eh mais uma grande estória do mestre Dostoievisk. Nesta obra ele explora as relações amorosas, o ciúme, as feridas que o tempo não cicatriza, a bebida, a fraqueza do carácter, os personagens que passam em nossas vidas e depois perdem o significado. Então, eh isto. Mais uma grande estória do autor.
comentários(0)comente



drikamath29 16/04/2021

Sempre maravilhoso
Livro incrível. Leitura muito fluída. Dostoievski usa seus personagens de.modo a prender nossa atenção durante toda a leitura.
comentários(0)comente



252 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR