O eterno marido

O eterno marido Fiódor Dostoiévski




Resenhas - O Eterno Marido


252 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Carolina 09/05/2021

#31 Romance curto e bem divertido
É um romance curto que fala sobre um homem traído e é bem divertido. É uma boa oportunidade para ver o lado mais cômico do Dostoiévski.
comentários(0)comente



Ana Lívia 11/06/2024

Muito bom, me diverti com os casos de família russos. Um dos personagens me irritou profundamente, e no fim ele permaneceu como sempre foi.

Mas é uma leitura muito boa, fácil e divertida em partes.
comentários(0)comente



Mare25 26/06/2024

Considerado um dos romances breves e bem sucedidos de Dosto
??Triângulo amoroso no qual o mestre da Literatura Russa Clássica discorre acerca do falecimento de uma mulher e por meio de cartas deixadas, seu ingênuo e inocente marido, Pavel Pavlovitch, fica ciente de sua traição com diversos outros homens. Expõe também, o relacionamento incomum e posterior, após 9 anos sem se ver, entre o marido e um desses amantes Veltchanínov, suposto pai de Lisa, que Pavel considerava sua filha.
??'Eterno Marido' é considerado pela crítica um dos romances breves bem sucedidos de Dosto, que expõe sua maturidade num enredo conciso, bem escrito, como também mordaz e cômico.
??Tessitura aliciante, caracterizada por personagens trivais e cruéis mesclada de traições, amizades duvidosas, vingança, adultério, amor não correspondido, neurose, moralidade, inveja.
??Releitura rápida, empolgante e envolvente, superindico!?
comentários(0)comente



eli :D 07/07/2024

? o que é ele, um palhaço, um tolo ou um ?eterno marido??
é a minha primeira leitura com dostoiévski e pode dizer que foi uma primeira vez e tanto: fiquei presa às acontecimentos ? principalmente àqueles que ainda estavam pra acontecer, mas que já davam aquela ansiedade danada, abismada com as revelações que surgiam quase que a todo momento e proporcionavam um choque automático, p da vida com a ação de alguns personagens (principalmente com o carinha que dá inspiração pro título do livro, cof cof) e estranhamente simpatizante com o véi do veltchanínov e suas surtadas.

é simplesmente uma fofoca russa das mais babadeira, na qual você fica vidrada tanto pela situação já cômica, quanto pela forma como é repassada ao leitor, que é mais cômica ainda. certamente, é um bom começo ao mundinho dostoiévski
comentários(0)comente



isa.fsgomes 14/06/2021

O eterno marido, Fiódor Dostoiévski (1870)
Como não gostar de uma obra de Dostoiévski? Como sempre, uma narrativa completa, muito bem estruturada e com personagens e humor característicos dele.

O Eterno Marido me surpreendeu de várias formas, muito positivamente. Amei o suspense do começo ao fim e também me envolvi muito nos momentos de tragédia e comédia. Em nenhum outro livro vi tanta imersão nos costumes locais da época, achei isso bem interessante.

Enfim, recomendo.
Leiam Dostoiévski e o amem para sempre.
comentários(0)comente



carolmureb 22/06/2021

Mais um "Dostô" pra conta e assim seguimos tirando o atraso do Projeto de Leitura "Lendo Dostoievski em ordem cronológica" da Isa Vichi. ??
Um livro curto que mistura humor, suspense e temas caros a Dostoievski, como a questão da consciência do mal, do crime cometido ou a cometer-se. Tenho a sensação de que "Dostô" sempre levanta a questão "como é que pode a pessoa fazer isso ou pensar aquilo, etc?". E está conectada com a questão da natureza humana... Como é possível alguém... Gostei muito do livro, como normalmente gosto das obras dele porque me fazem pensar no ser humano.
*
"Envelhecera não tanto pelo número dos anos, mas, por assim dizer, pela qualidade, e que tais males começaram por dentro e não por fora" p. 10.
*
"Os grandes pensamentos originam-se mais de um grande sentimento do que de uma grande inteligência" p. 159.
comentários(0)comente



Aline Teodosio @leituras.da.aline 19/08/2017

Nesta obra Dostoievski descreve o tragicômico encontro entre o amante e marido traído e nos conduz numa narrativa repleta de angústias e incertezas à la Dostô, com reflexões que desnudam a alma e beiram à loucura.

O tempo inteiro o leitor sofre com o amante e com o marido. Será que o marido sabe que aquele que um dia acolhera em sua casa fora amante de sua mulher? Será que a estima que demonstra não faz parte de um plano de vingança? Ou será ela verdadeira? Até as últimas páginas do livro essa angústia, essa ânsia pelo acerto de contas, esse desejo de tirar um peso das costas (de ambas as partes) é repassado ao leitor com maestria.

Um livro capaz de suscitar sentimentos diversos. Por vezes, senti pena do marido, depois raiva (principalmente nas partes que remetem à sua filha), senti desprezo, senti pena de novo... Seria ele apenas uma pobre criatura que nascera para ser mesmo um "eterno marido"? Talvez...

"Sem dúvida, gostava de mim, enquanto me odiava. Esse amor é de todos o mais forte."

Leiam!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Mirian.Dala 10/05/2023minha estante
Leia crime e castigo d dostoiévski


KyaraG 11/05/2023minha estante
Obg pela indicação! Estou ansiosa pra ler esse tbm kk




Regina243 06/11/2024

Obsessão
Finalizei a leitura estarrecida com a forma genial que Dostoiévski explorou a complexidade das relações humanas usando ciúmes, vingança, ódio, dependência e obsessão. Só consegui deixar o livro de lado quando finalizei a leitura, cada página lida
me fazia adentrar mais naquele universo cheio de questionamentos e contradições a respeito do comportamento humano. Maravilhoso!

?Ele me amava com maldade, e esse é o amor mais forte??
comentários(0)comente



Rafael1906 07/09/2023

Ele é do tipo que nasceu para ser um eterno marido.
Esta novela narra a vida de dois amigos que estavam em traquilidade até o outro descobrir que era traído por ele com a esposa. Depois de se mudar e de alguns anos passarem eles se reencontraram para resolver as contas. Além disso, existe uma criança, provavelmente filha dele. O eterno marido tenta vingar-se de toda a situação mas falha desastrosamente pois é um bêbado, desleixado e enlutado pela morte da esposa traidora. Uma história que aborda a psicologia humana e até onde uma situação confortável pode manter um homem como um eterno marido.
comentários(0)comente



Tammi.Mello 27/03/2023

Eltchaninov, um homem melancólico de quase 40 anos, é perseguido por um desconhecido de luto, que ele descobre ser Pavel, um conhecido que não via há 9 anos. Pavel está em luto pela morte da esposa, com quem Veltchaninov também teve um caso, mas nunca trocou correspondências. Pavel suspeita que sua filha pode ser de Veltchaninov, o que leva a encontros e diálogos dramáticos entre os personagens. A história é trágica e cômica, com uma narrativa incrível típica de Dostoiévski. O livro é curto, de leitura rápida e traz elementos dostoievskianos.
Xandynho 27/03/2023minha estante
Quer ler um livro da mesma pegada? E que vai te dar mais suspense? "A sobra do vento" de Carlos Luiz zafon muito bom


Tammi.Mello 27/03/2023minha estante
Show. Vou add pra ler depois. ? Obrigada pela dica.




Sté 24/02/2022

O homem do chapéu com fita crepe
Livro INCRÍVEL! Apenas isto!! Me prendeu do início ao fim, fazendo eu desejar um fim e depois outro.
Veltchaninov nos é apresentado no início e é sobre a ótica dele que vemos tudo do início ao fim. Ele está em um estado melancólico, isolado da sociedade, é hipocondríaco e passa por um estado mental que eu acreditava que acaba por afeta-lo fisicamente, o que fica claro ao fim da obra.
Ele recorda inúmeros momentos em que foi totalmente desprezível como ser humano. O que seria o suficiente para detestar ele por toda obra, mas não foi o que me ocorreu. 'O homem do chapéu com fita crepe' é o outro personagem importante e que aparece como o conflito da obra. Não vou me estender quanto a participação dele, mas é um antigo amigo, e Veltchaninov provocou profunda dor a ele, assim como fez com muitos.
Meu sentimento quando a esse homem se alterou também. Injustiçado e vítima de Veltchaninov, acabou por envolver terceiros inocentes, que nada tinham com seu conflito. Em resumo é um livro curtinho e ótimo, com uma história que realmente prende, segundo livro de Dostoiévski que leio e como grande autor que é, essa obra não seria diferente.

"Sim, ele amara odiando e é justamente o amor mais forte...", p. 128
Alana 24/02/2022minha estante
Ainnn
Quero ler, me deu saudade do Dostô


Sté 24/02/2022minha estante
É muito bomm




Patrícia 01/02/2022

?Sim, ele me amava com maldade, e esse é o amor mais forte??
Os dois personagens centrais deste livro são Veltchanínov, um homem de meia idade que foi arrogante e inconsequente na juventude, e Pável, o marido de Natália. Veltchanínov teve um romance adúltero com Natália por um ano e frequentou a casa de Pável durante esse tempo.
Nove anos após esse episódio, Natália morre e Pável procura por Veltchanínov. O que acontece a partir daí é um clima de suspense brilhantemente engendrado por Dostoiévski, pois não se entrega o motivo da visita de Pável, nem se ele tem conhecimento da traição. Os diálogos entre os dois são repletos de dissimulação, jogos de dominação e suspense.
É um livro muito bom, de leitura empolgante, sobre o amor e sua ambivalência entre o prazer e a dor.
comentários(0)comente



Marcelo 10/03/2022

Ótimo!!!
Dostoievski maravilhoso!!!! Um livro dele que eu não conhecia. Curto e bem interessante. Me agradou mais do que Notas do Subsolo que foi minha primeira leitura do autor. Talvez por já estar mais familiarizado com a escrita. Recomendo.
comentários(0)comente



252 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |